Central dos Sindicatos Brasileiros

Brasil e OIT anunciam programa de cooperação entre países do Sul Global

Brasil e OIT anunciam programa de cooperação entre países do Sul Global

Programa de cooperação entre países do Sul Global – O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, juntamente com o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Ruy Pereira, e a diretora-geral adjunta para Relações Exteriores e Corporativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laura Thompson, anunciaram nesta sexta-feira (16) o lançamento do programa de Cooperação Sul-Sul Trilateral entre o Brasil e a OIT 2023-2027, intitulado “Justiça Social para o Sul Global”.

O lançamento ocorreu em Genebra, na Suíça, no último dia da 111ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT). O objetivo é promover o trabalho decente, os direitos trabalhistas e a justiça social nos países da América Latina, África e Ásia-Pacífico.

De acordo com o ministério, a iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a cooperação para o desenvolvimento e sua parceria com a OIT em diversas áreas, como a luta contra o trabalho infantil, a eliminação do trabalho forçado, a promoção da proteção social, a criação de empregos verdes, a abordagem de questões setoriais, a defesa dos princípios e direitos fundamentais no trabalho, a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento das questões relacionadas à migração.

Durante o lançamento, Luiz Marinho afirmou que a Cooperação Sul-Sul sempre foi uma prioridade do presidente Lula, e sua realização é motivo de comemoração para o país.

“Este momento marca a retomada de nossa parceria e nosso compromisso conjunto de promover o trabalho decente, a justiça social e o respeito aos direitos trabalhistas em todo o mundo”, disse.

Luiz Marinho ressaltou ainda que o Brasil reconhece a complexidade das desigualdades e dos problemas relacionados ao trabalho, os quais demandam ação conjunta e a troca de conhecimentos e experiências.

“Quero aproveitar esta oportunidade para destacar que o compartilhamento de experiências e boas práticas na Cooperação Sul-Sul nos permite revisitar e aprimorar nossos processos e trabalhos. Estou convencido de que o programa traz benefícios mútuos”.

O ministro também enfatizou que promover a Cooperação Sul-Sul é uma forma de os países do Sul Global construírem pontes para o desenvolvimento, compartilhando soluções e enfrentando desafios comuns.

“Essa abordagem baseada na solidariedade, no respeito e no intercâmbio de conhecimentos contribui para um desenvolvimento econômico sustentável e a promoção do trabalho decente em todo o mundo. Estou confiante de que essa parceria será capaz de alcançar resultados significativos na promoção do trabalho decente”.

A CSB participou de diversas reuniões e encontros nesta edição da Conferência Internacional do Trabalho. Representando a central, estiveram em Genebra o presidente nacional, Antonio Neto, o presidente da CSB-RS, Sergio Arnoud, o secretário de Relações Interacionais, Aelson Guaitá, o consultor jurídico Clóvis Renato, a defensora pública Érica Albuquerque e o assessor de comunicação Vitor Imafuku.

Confira a cobertura completa da participação da CSB na 111ª CIT:

Presidente da CSB denuncia big techs no Brasil em encontro com diretor-geral da OIT

Veja íntegra do discurso da bancada dos trabalhadores do Brasil na OIT

CSB na OIT: sessão contra trabalho infantil com Nobel da Paz e encontro com embaixador

Representando o Brasil, ministro defende liberdade sindical em discurso na conferência da OIT

CSB na OIT: Comissão analisa denúncias contra Nicarágua, Líbano e Nigéria

Na OIT, CSB participa de sessão em solidariedade aos trabalhadores da Palestina

Conferência da OIT tem debate sobre equidade de gênero no trabalho; Brasil mostra avanços

Bancada dos trabalhadores faz críticas ao Catar na abertura da 111ª Conferência da OIT

CSB participa de encontro preparatório dos trabalhadores para 111ª Conferência da OIT

CSB na 111ª Conferência da OIT: Federação Sindical Mundial tem reunião preparatória

Foto: Crozet – Pouteau – Albouy/ILO