Central dos Sindicatos Brasileiros

Bancada dos trabalhadores faz críticas ao Catar na abertura da 111ª Conferência da OIT

Bancada dos trabalhadores faz críticas ao Catar na abertura da 111ª Conferência da OIT

Críticas ao Catar na OIT – Na manhã desta segunda-feira (5) ocorreu a sessão de abertura da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT. O evento com pouco mais de 2 horas contou com falas da chilena Claudia Fuentes, presidente do Conselho de Administração da OIT, e do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, ex-primeiro-ministro do Togo.

Em sua fala, Fuentes destacou a construção da Coalização Mundial pela Justiça Social promovida pela OIT por meio do trabalho justo e decente.

O diretor-geral da OIT ressaltou as preocupações da organização com a queda do poder de compra da classe trabalhadora após a pandemia da COVID-19 e a aceleração da inflação mundial. Houngbo também falou em defesa de uma agenda pela justiça social e definiu a luta contra as desigualdades como a “razão de ser” da entidade.

Na sessão, Samir Al Marri, ministro do Trabalho do Catar, foi eleito presidente da Conferência e como vice-presidentes foram eleitos Corina Ajder (Governo), representante da Moldávia, Henrik Munthe (Empregadores), representante da Noruega, e Zahoor Awan (Trabalhadores), representante do Paquistão.

Cateline Passchier, presidente dos Trabalhadores na conferência, apesar de não se opor a candidatura apresentada, fez duras críticas às condições de trabalho no Catar, país com alto índice de mortes de trabalhadores, sobretudo, de imigrantes na construção civil, e cobrou mudanças na relação do Catar com os trabalhadores.

Em seu discurso após a eleição, o presidente da Conferência destacou a importância do debate sobre a transição climática justa. Ele reconheceu problemas com a legislação trabalhista no Catar, mas apontou que está em curso no país uma reforma para avançar na solução dos problemas e para garantir direitos como salário mínimo e a seguridade social para os trabalhadores.

Pela CSB participaram o presidente Antonio Neto, o secretário de Relações Internacionais, Aelson Guaitá, o consultor jurídico, Clovis Renato, a defensora pública do estado do Ceará, Érica Albuquerque, e o assessor de comunicação da Central, Vitor Imafuku.

Foto: Imprensa CSB

Veja também: CSB participa de encontro preparatório dos trabalhadores para 111ª Conferência da OIT