Bancada dos trabalhadores faz críticas ao Catar na abertura da 111ª Conferência da OIT

Críticas ao Catar na OIT – Na manhã desta segunda-feira (5) ocorreu a sessão de abertura da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT. O evento com pouco mais de 2 horas contou com falas da chilena Claudia Fuentes, presidente do Conselho de Administração da OIT, e do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, ex-primeiro-ministro do Togo.

Em sua fala, Fuentes destacou a construção da Coalização Mundial pela Justiça Social promovida pela OIT por meio do trabalho justo e decente.

O diretor-geral da OIT ressaltou as preocupações da organização com a queda do poder de compra da classe trabalhadora após a pandemia da COVID-19 e a aceleração da inflação mundial. Houngbo também falou em defesa de uma agenda pela justiça social e definiu a luta contra as desigualdades como a “razão de ser” da entidade.

Na sessão, Samir Al Marri, ministro do Trabalho do Catar, foi eleito presidente da Conferência e como vice-presidentes foram eleitos Corina Ajder (Governo), representante da Moldávia, Henrik Munthe (Empregadores), representante da Noruega, e Zahoor Awan (Trabalhadores), representante do Paquistão.

Cateline Passchier, presidente dos Trabalhadores na conferência, apesar de não se opor a candidatura apresentada, fez duras críticas às condições de trabalho no Catar, país com alto índice de mortes de trabalhadores, sobretudo, de imigrantes na construção civil, e cobrou mudanças na relação do Catar com os trabalhadores.

Em seu discurso após a eleição, o presidente da Conferência destacou a importância do debate sobre a transição climática justa. Ele reconheceu problemas com a legislação trabalhista no Catar, mas apontou que está em curso no país uma reforma para avançar na solução dos problemas e para garantir direitos como salário mínimo e a seguridade social para os trabalhadores.

Pela CSB participaram o presidente Antonio Neto, o secretário de Relações Internacionais, Aelson Guaitá, o consultor jurídico, Clovis Renato, a defensora pública do estado do Ceará, Érica Albuquerque, e o assessor de comunicação da Central, Vitor Imafuku.

Foto: Imprensa CSB

Veja também: CSB participa de encontro preparatório dos trabalhadores para 111ª Conferência da OIT

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação trabalho aplicativos união europeia
União Europeia: o trabalho em plataformas digitais exige regulação, por Clemente Ganz Lúcio
processos justiça trabalhista
Sobre números e narrativas na Justiça Trabalhista, por Guilherme Guimarães Feliciano
campanha contra escala 6x1 presidente prudente
Conselho Intersindical de Presidente Prudente intensifica campanha pelo fim da escala 6x1
encontro executiva nacional csb 2025
Encontro da Executiva Nacional 2025 tem programação e local confirmados! Participe!
Panfletagem março mulher
Centrais dão início à campanha "Março Mulher" com panfletagem sobre Política Nacional de Cuidados
saque fgts saldo bloqueado
Liberação de saldo bloqueado por saque-aniversário do FGTS começa hoje; veja calendário
fgts ações trabalhistas
TST altera regras para pagamento do FGTS e multa rescisória em ações; entenda
Cena de ainda estou aqui
Centrais sindicais pedem fortalecimento da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos
Nota de pesar Bartolomeu França
CSB lamenta falecimento de Bartolomeu França, dirigente da CSB-RJ e do Sinab
Justiça EUA barra demissão servidores Trump
Justiça atende a sindicatos e suspende demissões em massa de servidores nos EUA