CSB na 111ª Conferência da OIT: Federação Sindical Mundial tem reunião preparatória

Reunião da Federação Sindical Mundial é marcada pela defesa da soberania dos países em desenvolvimento e dos direitos dos trabalhadores. Antonio Neto, presidente da CSB e ex-presidente da FSM, participou do encontro como convidado

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, participou neste domingo (4) em Genebra (Suíça) da reunião preparatória da Federação Sindical Mundial (FSM) para a 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

“É um orgulho representar os trabalhadores do Brasil na luta por direitos, dignidade e trabalho decente”, comentou Neto.

O encontro apresentou as resoluções da entidade e as pautas da conferência deste ano, que começa na segunda-feira (5) e vai até 16 de junho.

A abertura foi feita pelo dirigente chipriota Petros Petrou, que criticou durante o alinhamento da OIT com as teses dos EUA.

“Países que não ratificam as Convenções Internacionais ou as não aplicam se acham no direito de ficar em cima e denunciar outros países não alinhados”, lembrou ele, que destacou como positiva a possibilidade da adoção do espanhol como língua oficial do evento, além do inglês e o francês.

Em seguida, o sírio Adnan Azouz, membro do secretariado da FSM, fez uma defesa enfática da participação dos trabalhadores como questão central da ordem democrática: “Democracia é a participação dos trabalhadores nos espaços de poder, neste caso do movimento sindical”, argumentou.

Representantes de sindicatos da Síria, Líbano, Índia, Chipre, Nigéria, Palestina, Bielorrússia, República Centro-Africana e Peru participaram e fizeram intervenções no evento.

Diversos líderes reclamaram da tentativa de apartar a Federação Sindical Mundial das discussões e dos fóruns da OIT, além de usarem o espaço para denunciar as intervenções econômicas e invasões em países como Síria, Líbano, Iraque e Palestina.

O representante da CGTP, Central Geral dos Trabalhadores do Peru, aproveitou a reunião para denunciar o golpe de Estado promovido contra o presidente Pedro Castillo, a opressão contra o movimento progressista do país e o avanço de uma agenda contra os direitos dos trabalhadores, em um país com mais de 80% da classe trabalhadora na informalidade.

A representante da Federação dos Sindicatos da Bielorrússia, Hanna Varfalameyeva, fez uma fala em defesa dos trabalhadores do país e da Soberania da Bielorrússia. Ela denunciou a ação imperialista e a tentativa de intervenção no país através de sanções econômicas e sociais.

A dirigente destacou que os maiores afetados por uma possível condenação na OIT serão justamente os trabalhadores do país, que é alvo de um ataque político orquestrado pelos países hegemônicos.

Pela CSB, além do presidente Antonio Neto, participaram o secretário de Relações Internacionais, Aelson Guaitá, o consultor jurídico Clóvis Renato, o assessor de comunicação Vitor Imafuku, e a defensora pública do estado do Ceará, Érica Albuquerque.

Fotos: Imprensa CSB

Compartilhe:

Leia mais
Chapa 1 fenapef
Chapa 1 vence eleição para diretoria da Fenapef com 62% dos votos válidos; veja resultados
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Na ALGM, Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas