CSB na OIT: sessão contra trabalho infantil com Nobel da Paz e outros destaques do dia – A delegação da CSB representando a central na 111ª Conferência Internacional do Trabalho em Genebra (Suíça) teve diversos encontros nesta segunda-feira (12).
Além de acompanhar o discurso do ministro Luiz Marinho, que representou o governo brasileiro, a equipe participou de uma sessão contra o trabalho infantil, de uma reunião com a Federação Sindical Mundial, teve um encontro com embaixador e conversa com deputados . Confira os destaques:
A segunda-feira foi marcada por uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, em que participou o Nobel da Paz Kailash Satyarthi (foto em destaque), grande referência mundial nesta luta.
O indiano recebeu o prêmio em 2014 juntamente com a ativista Malala Yousafzai. Engenheiro informático, ele abandonou a profissão para se dedicar a denunciar multinacionais que exploram o trabalho infantil.
Ele lidera a organização Global March Against Child Labour (Marcha Global contra o Trabalho Infantil) que, até 2014, já havia libertado cerca de 80 mil crianças do trabalho escravo em empresas em 160 países.
Na foto acima, os membros da CSB que participaram da sessão com Satyarthi.
O embaixador do Brasil em Genebra, Tovar da Silva Nunes, recebeu a delegação brasileira que está na Suíça devido à conferência. Pela CSB, participaram do encontro o presidente nacional, Antonio Neto, a defensora pública do Ceará Érica Albuquerque, o consultor jurídico Clóvis Renato e o assessor de comunicação Vitor Imafuku.
Estiveram na reunião também o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes Corrêa, um dos vice-presidente da bancada dos trabalhadores da conferência, Antônio Lisboa, da CUT, e representantes da bancada dos empregadores.
A CSB participou ainda de uma reunião com amigos e filiados na Federação Sindical Mundial (FSM), da qual Antonio Neto foi o primeiro presidente brasileiro. Na foto, ele está com um dos atuais dirigentes da entidade, Petros Petrou, do Chipre.
Entre compromissos, houve tempo para uma conversa informal com deputados federais e representantes de sindicatos patronais. Na foto acima, encontram-se Ivo Dall’Acqua (Confederação Nacional do Comércio), Alexandre Furlan (Confederação Nacional da Indústria, Antonio Neto e Clóvis Renato (CSB) e os deputados federais Airton Faleiro, Luiz Gastão e Luiz Carlos Mota, que também é presidente da Fecomerciários.
Veja a cobertura completa da participação da CSB na 111ª Conferência Internacional do Trabalho:
Representando o Brasil, ministro defende liberdade sindical em discurso na conferência da OIT
CSB na OIT: Comissão analisa denúncias contra Nicarágua, Líbano e Nigéria
Na OIT, CSB participa de sessão em solidariedade aos trabalhadores da Palestina
Conferência da OIT tem debate sobre equidade de gênero no trabalho; Brasil mostra avanços
Bancada dos trabalhadores faz críticas ao Catar na abertura da 111ª Conferência da OIT
CSB participa de encontro preparatório dos trabalhadores para 111ª Conferência da OIT
CSB na 111ª Conferência da OIT: Federação Sindical Mundial tem reunião preparatória