Encontro elegeu representantes, apresentou discussões e explicou o funcionamento do evento promovido anualmente pela OIT
Na tarde deste domingo (4), parte da delegação da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participou da reunião preparatória da bancada dos trabalhadores para a 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A reunião teve como foco a apresentação da agenda do evento que vai até 16 de junho, a apresentação dos debates e a eleição dos representantes dos trabalhadores durante a Conferência.
A holandesa Catelene Passchier foi eleita a presidente da delegação dos trabalhadores, que terá o brasileiro Antônio Lisboa (CUT) como um dos vice-presidentes.
A conferência começa nesta segunda-feira (5) e terá como principais pautas a promoção da justiça social, a situação dos trabalhadores informais, a transição econômica sustentável e a consolidação do princípio fundamental do trabalho em local saudável e seguro.
Pela CSB, participaram o presidente Antonio Neto, o secretário de Relações Internacionais, Aelson Guaitá, o consultor jurídico Clóvis Renato, o assessor de comunicação Vitor Imafuku, e a defensora pública do estado do Ceará, Érica Albuquerque.
O grupo esteve também na reunião preparatória da Federação Sindical Mundial (FSM), a qual Antonio Neto já presidiu. Lideranças sindicais de diversos países do Sul Global fizeram intervenções, que foram marcadas pela defesa da soberania dos países em desenvolvimento e a preservação dos direitos dos trabalhadores.
Leia mais aqui: Federação Sindical Mundial faz reunião preparatória para Conferência da OIT