Conclusões da 111ª Conferência Internacional do Trabalho – Os delegados e as delegadas presentes na 111ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT) adotaram uma nova recomendação sobre Aprendizagens de Qualidade.
A nova norma do trabalho tem como objetivo apoiar “oportunidades para pessoas de todas as idades se qualificarem, requalificarem e melhorarem continuamente” em mercados de trabalho em rápida mudança. Ela fornece uma definição clara de aprendizagem e especifica as normas ambiciosas para uma aprendizagem de qualidade, incluindo os direitos e a proteção dos aprendizes.
As conclusões da Discussão Geral do Comitê sobre uma Transição Justa foram adotadas. Elas enfatizaram a necessidade imperativa de promover uma transição justa para alcançar a justiça social, erradicar a pobreza e apoiar o trabalho decente. Os delegados e as delegadas endossaram as Diretrizes da OIT para uma transição justa para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis como base para a ação e referência central para a formulação de políticas.
Relacionada: Brasil e OIT anunciam programa de cooperação entre países do Sul Global
Os delegados e as delegadas adotaram as conclusões da Discussão Periódica do Comitê sobre Proteção Laboral . A resolução adotada traça um caminho a seguir rumo a uma proteção laboral mais inclusiva, adequada e eficaz para todos os trabalhadores e trabalhadoras, e cria uma base para o desenvolvimento de um plano de ação.
A Conferência adotou uma resolução sobre a Bielorrússia, nos termos do Artigo 33 da Constituição da OIT. A resolução visa garantir o cumprimento pelo Governo da Bielorrússia das recomendações de uma Comissão de Investigação da OIT, que examinou a observância pelo Governo da Bielorrússia da Convenção sobre Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização, 1948 (Nº 87) e da Convenção sobre Direito de Sindicalização e de Negociação Coletiva, 1949 (nº 98).
A sessão plenária aprovou o relatório do Comitê de Aplicação de Normas (CAS) , órgão de controle central do sistema normativo da OIT. O CAS examinou 24 casos individuais de países relacionados ao cumprimento das Convenções da OIT.
Também examinou o Estudo Geral do Comitê de Peritos sobre Alcançar a Igualdade de Gênero no Trabalho . Nas suas conclusões, os membros tripartites do Comitê destacaram a necessidade urgente de eliminar todas as formas de discriminação no emprego e na ocupação, garantir a proteção plena e efetiva da maternidade e garantir o direito dos trabalhadores e das trabalhadoras com responsabilidades familiares de exercer um emprego.
Durante a Conferência, foram registradas 13 ratificações de convenções internacionais do trabalho, principalmente em relação à recém-adotada convenção contra a violência e assédio no mundo do trabalho (C190) e as convenções relacionadas à segurança e saúde no trabalho.
A Conferência adotou o Programa e Orçamento da OIT para 2024/25 . O documento e a resolução reafirmam o compromisso expresso por todos os constituintes tripartites da OIT de “combater todas as formas de discriminação e exclusão por qualquer motivo para o benefício de todos”, embora reconheçam as “diferentes posições expressas sobre algumas questões”.
Dezesseis chefes de Estado e de Governo, além de representantes de outros organismos da ONU e multilaterais e de organizações de trabalhadores e de empregadores, participaram de uma Cúpula do Mundo do Trabalho de alto nível, realizada entre 14 e 15 de junho sob o tema “Justiça Social para Todos”.
Os participantes discutiram uma série de questões relacionadas à justiça social, incluindo a proposta de uma Coalizão Global pela Justiça Social. Os painéis de alto nível analisaram as desigualdades e a informalidade, a criação de igualdade de oportunidades, aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento de competências, proteção social e formas de promover o comércio, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos e trabalhistas.
Em 12 de junho, a conferência marcou o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil . Em um momento no qual as taxas de trabalho infantil estão aumentando, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, fez um apelo à comunidade internacional para que apoie uma maior justiça social e intensifique a luta contra o trabalho infantil.
Ao discursar na cerimônia de encerramento da CIT , o diretor-geral Houngbo disse aos delegados e às delegadas: “Vocês devem se orgulhar do que alcançaram. Seu compromisso com o mandato da OIT, suas negociações habilidosas e sua diplomacia cuidadosa resultaram na adoção de vários documentos significativos nesta Conferência.”
“À medida que continuamos a longa jornada da OIT para cumprir seu mandato, ouvimos um apoio retumbante e inequívoco a uma Coalizão Global pela Justiça Social. Chefes de Estado, ministros do Trabalho e líderes de organizações de empregadores e de trabalhadores reconheceram a Coalizão Global como uma iniciativa oportuna e essencial. Agora, devemos aproveitar esse momento”, disse ele.
A 111ª Conferência Internacional do Trabalho contou com a presença de cerca de 5.000 delegados e delegadas, representando governos, trabalhadores e empregadores dos 187 Estados membros da OIT. A Conferência foi realizada de 5 a 16 de junho de 2023, no Palais des Nations da ONU, em Genebra.
*Texto da OIT Brasil
Uma delegação da CSB participou dos debates na 111ª Conferência Internacional do Trabalho. Confira a cobertura completa do evento:
Presidente da CSB denuncia big techs no Brasil em encontro com diretor-geral da OIT
Veja íntegra do discurso da bancada dos trabalhadores do Brasil na OIT
CSB na OIT: sessão contra trabalho infantil com Nobel da Paz e encontro com embaixador
Representando o Brasil, ministro defende liberdade sindical em discurso na conferência da OIT
CSB na OIT: Comissão analisa denúncias contra Nicarágua, Líbano e Nigéria
Na OIT, CSB participa de sessão em solidariedade aos trabalhadores da Palestina
Conferência da OIT tem debate sobre equidade de gênero no trabalho; Brasil mostra avanços
Bancada dos trabalhadores faz críticas ao Catar na abertura da 111ª Conferência da OIT
CSB participa de encontro preparatório dos trabalhadores para 111ª Conferência da OIT
CSB na 111ª Conferência da OIT: Federação Sindical Mundial tem reunião preparatória