3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos

A Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais (CSPM) iniciou nesta segunda-feira (18) seu 3º Congresso com o mote “Servidores: mãos que movem o Brasil” e participação de dirigentes sindicais de mais de 60 cidades e dez estados. O evento foi realizado no Centro de Formação da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) em Luziânia (GO) e segue até esta terça-feira (19), quando haverá a eleição da nova diretoria da entidade.

O presidente da CSB, Antonio Neto, participou de mesa de abertura, ao lado de:

  • Aires Ribeiro – Presidente da CSPM
  • Welington Almeida – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaru/RO
  • Clícia Mara Silva Damaceno – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba/SP
  • Iaska Helena Gomes – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ribeirão das Neves/MG
  • Clarice Inês Mainardi – Presidente da Federação dos Servidores do Rio Grande do Sul (Fessergs)
  • Valdinei de Souza Freitas (Tchê do Sertão) – Presidente do Sindicato dos Servidores de Canudos/BA

Houve um consenso em todas as falas sobre a necessidade da valorização efetiva dos servidores, a relevância da mulher dentro da política sindical, mais ações permanentes para combater projetos arbitrários que prejudicam o funcionalismo público e o compromisso do movimento sindical nunca desistir de lutar por um mundo melhor, com justiça social e oportunidades.

Antonio Neto ministrou uma palestra com o tema “Um Novo Sindicalismo para um Novo Mundo de Trabalho”, no qual destacou a importância de os sindicatos se adaptarem às mudanças e entenderem que as relações e o mundo sempre estiveram em intensas transformações: “Quem mais se adequar às transformações sobreviverá e será a diferença em seu segmento”, afirmou.

Ele também contou sobre o que as centrais sindicais têm desenvolvido conjuntamente e conversado junto ao governo e ao Congresso Nacional para garantir o sustento financeiro dos sindicatos e o fortalecimento da negociação coletiva, de forma que proteja o movimento sindical de futuros ataques como ocorreu durante anos desde a reforma trabalhista.

Palestras

O primeiro dia de Congresso teve ainda três palestras com temas essenciais para os servidores e sindicalistas da categoria. A primeira tratou sobre “Saúde do Servidor, Leis Vigentes e o Papel das Entidades Sindicais”, ministrada pelo Dr. Eldbrendo Pereira Monteiro, que é advogado com mais de 16 anos de experiência, com condução de ações relacionadas aos direitos dos servidores municipais.

A segunda palestra tratou da “PEC 66 – Mais um ataque aos direitos dos Servidores Públicos”, ministrada pelo Dr. Marcelo Menegatti, que é advogado, servidor público municipal, pós-graduado em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Vicente.

Já a terceira detalhou os “Desafios dos ‘Novos’ Mercados – Dominar os novos mercados exige adaptação e estratégias eficazes, mas acima de tudo conhecimento e atitude”, ministrada por George Garrido, com 27 anos de experiência executiva no mercado financeiro, pioneiro na transformação digital de bancos e especializado em melhorias contínuas e inovações tecnológicas. Garrido também é fundador e CEO da OneSix, uma software house que promove team building e conecta empresas a pessoas vindas de mundos diversos.

Nova plataforma

Durante o congresso, houve ainda o lançamento oficial de uma plataforma educacional em parceria com a OneSix Orbital, que tem uma abordagem centrada no engajamento, interesse, recompensa e retenção, garantindo que cada aluno se sinta motivado e conectado com o processo educativo. Os cursos são cuidadosamente desenhados para se adaptarem às necessidades dos alunos, utilizando métodos de análise e melhoria contínua dos serviços ofertados.

“Foi um dia de muita interação entre os participantes e uma oportunidade de conquistarmos valiosos conhecimentos. Diante de um contexto de ataques ao movimento sindical, reunir mais de 100 dirigentes sindicais em um evento exige compromisso e um trabalho colaborativo de lideranças e assessores engajados com o funcionalismo municipal”, disse o presidente da CSPM, Aires Ribeiro.

Compartilhe:

Leia mais
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica produtividade e saúde mental dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social
movimento sindical g20 social rj taxação ricos
Centrais defendem taxação dos mais ricos e menos juros em nota pós G20 Social
CSB-RS Antonio Roma e CSB-BA Mario Conceição
Dirigentes da CSB no RS e na Bahia participam da Semana Nacional de Negociação Coletiva
pagamento 13 salario 2024
Pagamento do 13º salário deve injetar mais de R$ 320 bilhões na economia em 2024
pelo fim da escala 6x1
Centrais sindicais apoiam fim da escala 6x1: "redução da jornada de trabalho já!"
fachada stf - vínculo de emprego terceirização
Terceirização não impede reconhecimento da relação de emprego com tomador, decide STF
csb escala 6x1
Nota da CSB: apoio ao fim da escala 6x1 e pela redução da jornada de trabalho