A CSB participou nesta quarta-feira (13) dos encontros regionais da Semana Nacional de Negociação Coletiva, promovida pelo Ministério do Trabalho (MTE) por meio de suas Superintendências Regionais do Trabalho. Cada unidade nos 26 estados e Distrito Federal promoveu encontros com palestras, mesas-redondas e debates sobre temas como benefícios sociais nas negociações e mediação de conflitos com a participação de sindicalistas locais.
Em Salvador, na Bahia, o encontro “Potencialidades e Desafios da Mediação Coletiva na Bahia” abordou questões como a dificuldade dos sindicatos em atrair novas gerações de trabalhadores no contexto digital.
Representaram a CSB o presidente da seccional na Bahia, Mário Conceição, e o tesoureiro Jorge Carlos, que participaram do debate sobre como as relações sindicais se transformaram com as novas formas de trabalho, como o trabalho remoto e híbrido, e a potencialidade das plataformas digitais para os sindicatos se reaproximarem de suas bases.
Leia mais: Trabalho justo e sustentável é pauta das centrais sindicais para Cúpula do G20 Social no RJ
No Rio Grande do Sul, o tema do encontro foi “Mediação nas Relações de Trabalho: Conceito, Potencialidades e Desafios”. Realizado no auditório da Receita Federal em Porto Alegre, o evento destacou os desafios da conciliação nas relações de trabalho e reuniu especialistas para debater fatores que impactam as relações sindicais e de trabalho no estado.
O vice-presidente da CSB-RS, Antônio Roma, participou em nome da central e parabenizou o Superintendente Regional do Trabalho do RS, Claudir Nespolo, pela organização do encontro e pela atuação à frente do órgão. Nespolo comentou com Roma que o foco tem sido amenizar os impactos negativos da reforma trabalhista e dos 4 anos de desmonte do governo Bolsonaro.