IX ENPROL discute as propostas dos candidatos à Presidência

Evento organizado pela Confederação Nacional das Profissões Liberais propôs o diálogo entre as entidades sindicais e representantes dos principais partidos políticos

No dia 26 de maio, Brasília sediou o IX ENPROL. O Encontro Nacional das Entidades de Profissionais Liberais é uma realização trienal da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Nesta edição, a CNPL convidou os principais partidos do cenário político nacional para debater as propostas de seus candidatos à Presidência em 2014.FOTO IX ENPROL III

Dirigentes de centrais, confederações, federações e sindicatos de trabalhadores participaram do evento e tiveram oportunidade de questionar os representantes dos partidos sobre suas plataformas de governo. Luiz Sergio da Rosa Lopes, vice-presidente da CSB e CNPL representou a Central.

FOTO IX ENPROL IIPara o vice-presidente, esta nona edição teve um caráter diferente, uma vez que – em ano de eleições – o debate político torna-se ainda mais indispensável. “O contato direto e o diálogo entre os representantes dos trabalhadores e dos partidos são essenciais para a democracia e o fortalecimento da sociedade e seus mais urgentes anseios”, explicou. Segundo Luiz Sergio Lopes, a participação da CSB nesse debate reafirma o poder de atuação da entidade.

As instituições concordam que somente a partir da valorização da atuação sindical forte, eficiente e que lute contra quaisquer formas de interferência junto à organização dos trabalhadores haverá a verdadeira justiça social no trabalho.

Propostas
Além de propor o debate entre as instituições, a CNPL elaborou um documento com as propostas da entidade para um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil. Entre outros temas estão a política fiscal e monetária – que deve ser orientada pela meta de crescimento e emprego, não somente pelas metas de inflação , a questão cambial, mudanças estruturais institucionais e a redefinição do papel do Estado na economia.

“A opção do ambiente institucional, de adoção de políticas tributárias e financeiras de estímulo às exportações, e a definição de políticas de renda para regulação de salários e preços também são propostas importantes que enviamos aos partidos”, completou Luiz Sergio Lopes. Segundo a CNPL, o objetivo é propor a discussão dos temas junto à coordenação nacional das campanhas dos presidenciáveis para análise e inclusão nos projetos de governo.

Os dirigentes dos partidos se dispuseram a enviar o documento para a direção das entidades. Para os representantes sindicais, é urgente a tomada das decisões fundamentais para a sociedade – base do documento elaborado –, visando à formatação de mudanças estruturais inadiáveis para a igualdade e a justiça social.

“É hora de nós, representantes dos trabalhadores, estarmos a postos para cobrar do poder público, das instituições e dos políticos as nossas demandas mais urgentes”, concluiu o vice-presidente da CSB.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom