CSB em defesa do servidor público: homenagem na Câmara e novo marco regulatório

A CSB participou de dois atos em defesa do servidor público nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados.

O primeiro foi uma sessão solene pela manhã em homenagem aos servidores públicos e aos 35 anos do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União).

“Servidor público é aquele que tem a honrosa missão de trabalhar diuturnamente para servir a sociedade e o país. É aquele que atua em prol da população, que merece um serviço público fortalecido, organizado e valorizado. É o servidor público que combate a corrupção, que leva saúde, educação, segurança, justiça, seguridade social e tantos outros serviços à população brasileira”, falou o presidente do Sindjus (Sindicato dos Servidores do Judiciário e MPU), Costa Neto.

A solenidade foi presidida pelo deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF) e contou também com falas das deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Erika Kokay (PT-DF) e professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), além de outras lideranças sindicais como o presidente da CSPB, João Domingos, e o presidente da Pública, José Gozze.

Na parte da tarde, foi realizado o lançamento do Marco Regulatório do Serviço Público, elaborado pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) em colaboração com a CSB e outras centrais.

O marco visa garantir o fortalecimento e modernização do serviço público no país, assegurando aos servidores a plena liberdade sindical, o direito à negociação coletiva, além de melhorias como capacitação e proteção aos trabalhadores.

Confira aqui todas as diretrizes do Marco Regulatório do Serviço Público.

A central foi representada nos dois eventos por seu vice-presidente Flavio Werneck, que é diretor da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) e participa em nome da CSB de diversas negociações junto ao governo federal em defesa dos servidores, como o Grupo de Trabalho da Convenção 151 e a Mesa Nacional de Negociação Permanente.

“O Marco Regulatório é a reforma administrativa que o Brasil precisa, para que se melhore a prestação de serviços à sociedade. O que vimos até agora foi o desmonte do serviço público e a PEC 32 [reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro] apenas agrava isso. O que precisamos é reconstruir o serviço público e melhorar as condições de trabalho dos servidores”, afirmou Werneck.

Veja também: Direitos sindicais dos servidores: GT da Convenção 151 da OIT faz primeira reunião

O texto base do marco regulatório foi apresentado no final de agosto durante o 1º Congresso Extraordinário da CSPB, do qual participou o presidente nacional da CSB, Antonio Neto.

“Precisamos ter muito cuidado, porque derrotamos o bolsonarismo [na presidência], mas ainda temos um Congresso muito perverso contra a classe trabalhadora, especialmente com o servidor público”, disse Neto na ocasião, também destacando que a categoria precisa ficar atenta à tramitação da PEC 32/2020.

Fotos: Imprensa CSB

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil