Central dos Sindicatos Brasileiros

Dia Nacional do Oficial de Justiça tem homenagem à categoria na Câmara

Dia Nacional do Oficial de Justiça tem homenagem à categoria na Câmara

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (20) uma sessão solene em comemoração do Dia Nacional do Oficial de Justiça. Deputados e representantes da categoria falaram sobre a importância desses profissionais no contato da população com o poder Judiciário.

A sessão foi presidida pelo deputado Ricardo Silva, que também é oficial de justiça. Representando a CSB, o presidente da Fesojus (Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil), João Batista Fernandes, ressaltou que os oficiais precisam estar presentes no momento em que regras que afetam o trabalho da categoria são discutidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“O Conselho Nacional de Justiça está editando normas e muitas vezes nós não temos assento para discutir essas normas, aí vem a materialização e nós temos problemas sérios. Um exemplo disso é a resolução 219, que na hora de materializar nós temos carência de oficiais, excesso de trabalho, muita gente adoecida e desgastada, virou um problema de saúde da categoria”, afirmou.

Ele lembrou ainda que, durante a pandemia, os oficiais de justiça foram os profissionais do poder Judiciário que mais seguiram desempenhando seu papel, ao lado dos profissionais de saúde e segurança.

A digitalização do sistema e os avanços da tecnologia sobre atividades que devem ser desempenhadas pelos oficiais de justiça também foi um ponto de discussão durante a solenidade. Para João Batista, a tecnologia não substituirá esses profissionais, pois é incapaz de substituir o atendimento humano, mas pode ser uma aliada na simplificação e dinamização de algumas tarefas, como organizar mandados e evitar documentos duplicados.

João Batista, presidente da Fesojus

Leia também: Oficiais de justiça celebram criação de Frente Parlamentar em defesa da categoria