Pacto Nacional pelas Juventudes lança campanha pela inclusão dos jovens no mercado de trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou na terça-feira (12) a campanha “Espelhos”, iniciativa que integra o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, em evento realizado em Brasília. A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) esteve representada por seu secretário nacional da Juventude, Enver Padovezzi, que integra o Comitê Gestor do Pacto.

A campanha tem como objetivo desconstruir estereótipos sobre os jovens no mercado de trabalho, destacando qualidades como criatividade, responsabilidade e persistência, além de mobilizar o setor privado para ampliar oportunidades formais de emprego. O lançamento ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado na mesma data de lançamento da campanha, e reuniu representantes do governo, empresas, fundações e organizações da sociedade civil.

“O lançamento oficial da campanha de comunicação do Pacto representa um marco na história das políticas públicas voltadas às juventudes no Brasil. O ponto mais importante do Pacto é a integração social do Comitê Gestor, que visa atacar os problemas de inclusão dos jovens no Brasil, garantindo pleno emprego com dignidade, respeito e atenção às particularidades dentro do todo no mundo dos jovens brasileiros”, afirmou Padovezzi.

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Durante o evento, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou a campanha como um marco histórico de articulação entre diversos setores. Segundo dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), jovens de 14 a 29 anos responderam por 4,2 milhões de novas admissões entre janeiro de 2023 e junho de 2025, representando 95% das vagas criadas no período.

“Os números mostram uma tendência positiva: estamos, juntos, avançando em um árduo trabalho para reabrir as portas do emprego decente para a juventude”, disse. Ele ressaltou, no entanto, que ainda persistem desafios como baixos salários, alta rotatividade e estigmas que ainda dificultam a inserção plena dos jovens no mercado de trabalho.

Enver Padovezzi (CSB) com Ronald Sorriso (Secretário Nacional da Juventude) e Luiz Marinho (Ministro do Trabalho)

Pacto Nacional: uma resposta multissetorial

O Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes foi lançado em 2023, fruto de uma parceria entre o MTE, UNICEF, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Pacto Global – Rede Brasil. A meta é construir, até 2030, uma política pública nacional para inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade.

Padovezzi ressaltou que a iniciativa demonstra que é possível reunir atores que muitas vezes não caminham juntos em prol de um objetivo maior em comum. “O Pacto reúne atores que, em muitas situações, são vistos como representantes de interesses conflitantes, como empresas, ONGs e sindicatos. Essa integração é fundamental para mudar a realidade dos jovens brasileiros hoje, pensando no futuro e no presente.”

O diretor da OIT no Brasil, Vinícius Pinheiro, também destacou a importância do diálogo social. “O Pacto e a campanha que lançamos hoje são um resultado inequívoco do diálogo social defendido pela OIT. Ao investir em educação de qualidade, alinhar formação às demandas produtivas e garantir transições digital e ambiental justas, estaremos construindo não apenas carreiras, mas sociedades mais inclusivas e resilientes”, disse na cerimônia.

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“Nosso objetivo é que adolescentes e jovens acessem seus direitos e superem os desafios e as desigualdades que os atingem. Para isso, o primeiro passo é estar na escola, aprendendo. E o segundo é conseguir entrar no mundo do trabalho de forma digna, alcançando oportunidades que os ajudem a se desenvolver e crescer enquanto profissionais e cidadãos”, acrescentou Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

O evento contou também com a presença de Ronald Santos, secretário Nacional da Juventude; Magno Lavigne, secretário de Qualificação, Emprego e Renda; João Victor Motta, diretor de Políticas Públicas para a Juventude; Marcelo Bentes, da área de Relações Institucionais da Fundação Roberto Marinho; Diogo Jamra Tsukumo, gerente de Articulação, Advocacy, Monitoramento e Avaliação da Fundação Itaú; Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola; Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen; e Erika Abdao, diretora-geral do Instituto João Bittar.

Com informações de Ministério do Trabalho
Fotos: Matheus Itacarambi/MTE (foto 1) e divulgação/CSB
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