Central dos Sindicatos Brasileiros

Seminário de segurança do trabalho debate NR 18 em Belo Horizonte

Seminário de segurança do trabalho debate NR 18 em Belo Horizonte
Reunião na Fundacentro mineira foi pautada pela Norma Reguladora que dispõe sobre condutas protetivas na construção civil

 

 

O 1º secretário de segurança do Trabalho da CSB e membro Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) do Ministério do Trabalho, Cláudio Ferreira dos Santos, o Kcau, foi um dos convidados do evento de reflexão sobre os 25 anos de tripartismo da Norma Regulamentadora (NR) 18. O seminário foi promovido nesta terça-feira (2) pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), em Belo Horizonte.

A NR 18 disciplina as condições e meio ambiente da segurança do trabalho da construção civil. “Há muito tempo, o setor era um dos que mais acidentava e acometia doenças ao trabalhador. Doenças lombares, dores na coluna, amputação de membros inferiores e superiores e esmagamento eram comuns”, afirmou Kcau.

A regulamentação impõe cuidados desde o detalhamento inicial até a finalização da obra, o que diminuiu o número de ocorrências.  “Não há de se falar em produtividade sem se falar em prevenção dos acidentes de trabalho”, afirmou o dirigente.

Durante o evento, o 1° secretario da CSB ressaltou a importância da construção de um diálogo permanente entre os diversos atores que compõem a segurança e a saúde do trabalho no Brasil e da valorização profissional.

 “No modelo tripartite, os profissionais de segurança e saúde do Trabalho têm que ser valorizados, pois é ele e ela quem busca contribuir para que se evite os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais nas empresas. O empresariado deve cada vez mais apoiá-los, e o governo tem que dar mais aberturas, para que estes e estas contribuam efetivamente nas mudanças nas Normas Regulamentadoras “, pontuou Kcau.