Central dos Sindicatos Brasileiros

No Dia Internacional da Enfermagem, CSB participará de ato virtual em defesa dos profissionais da saúde

No Dia Internacional da Enfermagem, CSB participará de ato virtual em defesa dos profissionais da saúde

Evento ocorre no Dia Internacional da Enfermagem

A Central dos Sindicatos Brasileiros participará do ato virtual em defesa dos profissionais da saúde na próxima terça-feira, 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem.

O evento ocorrerá o dia todo e consiste na divulgação de vídeos e fotos com a hasthag #LuteComoUmaEnfermeira e/ou #EnfermagemEuValorizo em apoio à categoria.

“É muito importante não deixar passar em branco essa homenagem aos profissionais da enfermagem, naquele que é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o ano da enfermagem, ainda mais neste momento de luta contra a pandemia. ”, comentou a presidente do SindEnfermeiro-DF, Dayse Amarílio.

Segundo um levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a pandemia do novo coronavírus já provocou mais de 10 mil afastamentos do trabalho.

Só nos serviços de enfermagem, 88 pessoas já morreram por causa da doença. Entre as queixas dos profissionais da saúde está a falta de estrutura e por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhar, de acordo com o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

Mas o medo, as longas jornadas de trabalho e a grande pressão também atingem em cheio quem está na linha de frente do combate à Covid-19.

“A homenagem não é só pelos profissionais da enfermagem, mas por todos os profissionais da saúde. Precisamos ressaltar que a morte e o adoecimento dos nossos profissionais são um reflexo da negligência para com esses profissionais nos últimos anos. ”, completou Dayse.