SINDITAXI-CE se reúne com líder do Governo e trata de projeto que regulamenta táxis intermunicipais

O SINDITAXI-CE se reuniu na tarde do dia 19 de agosto, com o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Júlio César Filho. Na ocasião, foi debatida a questão do projeto Projeto de Lei nº 8.400, de 24 de junho de 2019, que trata da regulamentação dos táxis municipais.

“Não vemos necessidade do projeto, mas entendemos os anseios dos taxistas que se sentem perseguidos pela Arce. Nosso direito de ir e vir já está assegurado. Temos autorização das prefeituras. Mas se é entendimento do governador fazê-lo, vamos trabalhar de mãos dadas, com um projeto que não atrapalhe o taxista”, disse o presidente Moura. Participaram também da reunião o vice-presidente Cláudio Freitas, e os diretores Messi Freitas e Adriano Oliveira.

Segundo Moura, o SINDITAXI-CE não foi chamado para a construção da possível regulamentação. “Não entendemos como vai se vai fazer um trabalho, um projeto que impacta de mais de 20 mil profissionais e o SINDITAXI-CE, que representa mais de 15 mil profissionais, sequer foi convidado a opinar”, questionou.

O presidente questiona três pontos. O primeiro deles diz respeito à Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). “A Arce é uma agência fiscalizadora. Isso nós reconhecemos. Como responsável por autorizações, não. Nós já temos autorização das prefeituras para trafegar”, disse o sindicalista.

Os outros dois são a implantação de um rastreador no táxi e a obrigatoriedade de um seguro para o passageiro. “Por qual motivo um rastreador? Como ele saberá que o taxista pegou um passageiro? Ele pode trocar um pneu ou parar o carro em um posto. Nunca saberá. Sobre o seguro, tanto o taxista quanto o passageiro são protegidos pelo DPVAT. Essas medidas vão acabar onerando e encarecendo a vida do taxista”, explicou Moura.

Atualmente o projeto se encontra na Procuradoria Geral do Estado (PGE). “A tendência é que saia em consenso com todos os segmentos do táxi”, disse o sindicalista. “O SINDITAXI-CE assinou as considerações. O deputado Júlio César que nos recebeu muito bem, nos informou que enviará o documento para o governador Camilo Santana e também tentará uma reunião com o mesmo”.

Participações

Na reunião, também estiveram presentes os deputados Evandro Leitão e Osmar Baquit. O Sindicatos dos Taxistas de Juazeiro e Região Cariri, representados pela as cidades de Juazeiro e Barbalha, o Sindicato dos Taxistas de Crateús e Região dos Inhamúns, representados pela as cidades de Novo Oriente, Crateús, Nova Russas e Quiterianópolis, além das associações de taxistas Horizonte, Aquiraz, Maracanaú, Caucaia e Itapajé, participaram do encontro.

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil