Central dos Sindicatos Brasileiros

Metalúrgicos de Itatiba definem pauta da campanha salarial

Metalúrgicos de Itatiba definem pauta da campanha salarial
Entidades patronais já receberam as reivindicações; rodadas de negociação começam após o primeiro turno das eleições

 

 

A Campanha Salarial Unificada 2018 dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Itatiba, Birigui e Jaguariúna começou na tarde da última quinta-feira (27).  O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região, Tiago Pereira, entregou aos sindicatos patronais a pauta de reivindicação da categoria.

Segundo nota do sindicato dos trabalhadores, para Pereira, o principal objetivo da campanha salarial é obter avanços sociais e manter o que foi conquistado pela categoria. “Os sindicatos e os trabalhadores em conjunto irão somar forças em busca de avanços e melhores condições de trabalho e valorização da mão de obra”, destacou.

“O que está em jogo não são somente as lutas por reposição de perdas salariais acumuladas, isonomia salarial, recomposição e ampliação dos benefícios, valorização do trabalhador, fim do assédio moral e ambiente de trabalho saudável. Mas a retirada de direitos historicamente conquistados”, afirmou o sindicalista.

O dirigente reiterou que a campanha deve ser difícil, já que a data-base é em novembro e o patronal protocolou contraproposta que apenas leva em conta a reforma trabalhista. “Se nós não conseguirmos negociar com os patronais, vamos negociar por empresa, iremos à greve, paralisação, protesto e outras ações cabíveis”, disse.

As rodadas de negociação entre trabalhadores e patrões começam após o primeiro turno das eleições. Entre as principais reivindicações da categoria estão a renovação de todas as cláusulas sociais da atual convenção coletiva de trabalho e o aumento real de salário.