Central dos Sindicatos Brasileiros

Servidores públicos de Barra Velha fazem manifestação por reajuste dos salários

Servidores públicos de Barra Velha fazem manifestação por reajuste dos salários

No último dia 4 de setembro, quarta-feira, os funcionários públicos da cidade de Barra Velha entraram em greve geral e realizaram novas assembleias. As duas manifestações – uma de manhã e outra à tarde – reuniram cerca de 200 trabalhadores e aconteceram na frente da prefeitura do município, que conta com cerca de 1100 profissionais da categoria.

A motivação central da paralização é reivindicar o reajuste salarial, que não acontece a três anos, acumulando uma reposição de 15,26 por cento. Questões como vale-alimentação de 300 reais e melhores condições de trabalho também estavam em pauta.

Os conflitos se iniciaram no início de maio, quando aconteceu a data-base da categoria e não houve, por parte do poder executivo da cidade, nenhuma resposta ou atenção em relação às demandas dos trabalhadores. “Nós já fizemos mais de duas assembleias. Nossa data-base foi dia 01 de maio e até agora o poder executivo não deu atenção às nossas reivindicações. Inclusive não houve reunião alguma” como conta Jossias Coutinho, presidente da Sintrambav, que representa os funcionários públicos da região.

No meio tempo entre as duas assembleias que aconteceram na quarta-feira, os grevistas esperaram uma manifestação ou proposta por parte da prefeitura, que seria apresentada aos funcionários. Porém não aconteceu. “Ficamos esperando o poder executivo, que fez apenas uma nota mentirosa em um jornal. Agora iremos continuar com o estado de greve e começar a operação tartaruga. Faremos também um protesto dia 07 de setembro”, disse Jossias.