Presidente do Sinpaig-MT representa a CSB na etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

O vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros no Mato Grosso (CSB-MT), Antônio Wagner participou nesta terça-feira (14) da abertura estadual da II Conferência Nacional do Trabalho. Wagner, que também preside o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig-MT), destacou a importância do diálogo democrático e a necessidade de discutir novas formas de financiamento para as entidades sindicais.

O dirigente enfatizou o caráter plural do evento, que reúne trabalhadores, empregadores e governo. “É uma satisfação estarmos em um fórum de diálogo entre trabalhadores e patrões, mediados por um governo que preza pelo respeito e pela democracia. Em outros momentos recentes, esse diálogo foi interditado pelo discurso de ódio e maniqueísta contra os sindicatos e a classe trabalhadora”, afirmou.

LEIA: CSB participa da etapa distrital da II Conferência Nacional do Trabalho em Brasília

Ele apontou que o fim da contribuição sindical obrigatória criou uma disparidade entre as condições de atuação do movimento sindical e do setor patronal. Ele observou que enquanto as entidades patronais contam com o Sistema S para defender seus interesses, os sindicatos de trabalhadores enfrentam dificuldades para manter estruturas técnicas especializadas.

“Não há como defender os trabalhadores e trabalhadoras do século XXI sem a estrutura financeira necessária, em plena era da transformação digital e da inteligência artificial”, declarou, defendendo que o debate sobre financiamento seja retomado de maneira transparente.

Como exemplo da importância da estrutura técnica sindical, Wagner citou o caso da “máfia dos consignados” no Mato Grosso. “Sem recursos, isso não seria possível. Nossa assessoria econômica e jurídica de altíssimo nível técnico foi essencial para descobrirmos e denunciarmos essa fraude que prejudicou milhares de servidores estaduais”, explicou.

A II Conferência Nacional do Trabalho é um fórum tripartite e paritário concebido para construir diretrizes coletivas visando a promoção do trabalho decente no Brasil. A etapa nacional está marcada para março de 2026, em São Paulo, após a realização de conferências em todas as unidades da federação até 11 de dezembro de 2025.

Compartilhe: