Semana de 4 dias de trabalho deve ser debatida, defende ministro do Trabalho

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho defendeu nesta segunda-feira (9) que o Congresso Nacional discuta o tema da redução da jornada de trabalho semanal. O ministro lembrou que já existem experimentos ocorrendo no Brasil, utilizando o modelo de quatro dias por semana.

Relacionada: Semana de 4 dias de trabalho deve ser debatida, defende ministro do Trabalho

No entanto, Luiz Marinho opina que a discussão não poderia ser levantada isoladamente pelo governo, ressaltando que a sociedade e o Parlamento precisam entrar em consenso.

Marinho foi questionado sobre o tema durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

“Eu acredito que passou da hora (discutir nova regulamentação da jornada). Não tratei disso com o presidente Lula. É a minha opinião, não de governo. Mas tenho certeza que o presidente Lula não iria bloquear um debate, em que a sociedade reivindique que o Parlamento analise a possibilidade de redução da jornada de trabalho sem redução dos salários evidentemente. Eu acho que a economia brasileira suportaria”, disse.

Empresas brasileiras aderiram a um experimento da jornada de trabalho semanal de quatro dias, sob o modelo batizado de “100-80-100”. Isto é, 100% de salário, 80% de tempo e 100% de produtividade.

A iniciativa é da organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz testes globais sobre a carga horária reduzida. No Brasil, os testes estão sendo feitos com a Reconnect Happiness at Work.

Na lista de empresas participantes há escritório de advocacia, estúdio de arquitetura e até hospital. São companhias em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e outras grandes cidades.

Em agosto, o Sindpd-SP foi palco de uma palestra de Renata Rivetti, fundadora da Reconnect Happiness at Work, para falar sobre o projeto-piloto da semana de quatro dias.

“O que a gente tem visto desde 2018 é que a semana de 4 dias traz um benefício obviamente para o indivíduo, que ganha um dia extra para cuidar da sua vida pessoal, da sua saúde mental, traz um benefício para a marca empregadora, aumenta a captação e retenção de talentos, aumenta a produtividade e traz um benefício para a sociedade, diminui a emissão de carbono, e faz avançar a equidade de gênero, com mais homens, por exemplo, dividindo as tarefas domésticas. É um caminho para construir uma nova forma de trabalhar”, argumentou, na ocasião.

Após o fim das inscrições, o ‘4 Day Week Brasil’ está em fase de planejamento e deve iniciar o experimento – que dura seis meses – entre os meses de novembro e dezembro.

“Se a gente for esperar o momento perfeito…qual que o momento perfeito? A gente que tem que construir o mundo que a gente quer. A gente tem que lutar por aquilo que a gente acredita”, finalizou Renata Rivetti.

O sindicato, comandado pelo presidente da CSB, Antonio Neto, anunciou que colocará a redução de jornada na pauta da Campanha Salarial 2024. A categoria no estado de São Paulo já conta com uma jornada de trabalho menor que as 44 horas semanais previstas na CLT, de 40 horas semanais.

Na audiência, o ministro disse que, se há o debate sobre novas tecnologias, como a inteligência artificial, que aumentam a produtividade, é necessário discutir também a jornada de trabalho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Compartilhe:

Leia mais
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Governo Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo
greve trabalhadores portos estados unidos
Presidente Biden apoia greve de portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos