Para 56%, reforma trabalhista beneficiou patrões; 77% querem carteira assinada 

A mais recente pesquisa Datafolha explorou alguns pontos sobre o mundo do trabalho a percepção sobre a reforma trabalhista no Brasil. Veja o resumo dos dados: 

  • Para 56% dos brasileiros, a reforma trabalhista trouxe mais benefícios para os patrões do que para os trabalhadores.  
  • 77% dos trabalhadores preferem ter carteira assinada, com direitos trabalhistas, mesmo que a remuneração seja menor. 
  • 61% dos autônomos gostariam de contrato formal CLT. 
  • 64% dos informais já tiveram carteira assinada. 
  • 11% estão desempregados. 

Reforma trabalhista 

Enquanto 56% avaliam que a reforma trabalhista de 2017 beneficiou os empregadores, 27% acreditam que trabalhadores e patrões foram beneficiados na mesma medida, e 6% das pessoas responderam que os trabalhadores tiveram mais vantagens. 

A opinião contrária à reforma supera os 50% em quase todos os grupos pesquisados, exceto dentre os que ganham acima de dez salários mínimos (37% são contra), moradores da região Sul (43%) e empresários (27%). 

Carteira assinada 

O Datafolha levantou também que a preferência por trabalhar com carteira assinada é de 77% ainda que o salário seja menor, mas com direitos trabalhistas garantidos. O percentual alto se mantém mesmo após a reforma ter deformado a CLT e permitido outros tipos de contrato. 

Já outros 21% disseram que preferem trabalhar sem CLT no caso de a remuneração ser mais alta. Entre autônomos, profissionais liberais e freelancers, o índice sobe para 37%. Até mesmo entre os empresários a preferência por direitos trabalhistas é maior: apenas 28% gostariam de salários mais altos em vez de direitos. 

Dentre os que atualmente trabalham por conta própria, 61% trocariam a ocupação atual por uma com carteira assinada e 64% já trabalharam com registro CLT. Segundo a pesquisa, 70% dessas pessoas estão nessa situação há mais de dois anos e 19%, há menos de um ano. 

Desemprego 

Ainda de acordo com o levantamento, 11% dos entrevistados estão desempregados, sendo que 9% procuram trabalho (e portanto entram no critério de desemprego do IBGE) e 2% deixaram de procurar (são os que compõem o grupo dos desalentados na estatística do IBGE). 43% dos desempregados estão assim há mais de dois anos. 

A pesquisa 

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 19 e 20 de dezembro de 2022 e entrevistou 2026 pessoas em todo o Brasil, em 126 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 

Leia também: Homens se aposentam cerca de 3,5 anos mais tarde após Reforma da Previdência de 2019 

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem