Central dos Sindicatos Brasileiros

Governo lança campanha Promoção do Trabalho Decente na Copa do Mundo 2014

Governo lança campanha Promoção do Trabalho Decente na Copa do Mundo 2014

Entidades assinaram dois documentos que orientam as ações das instituições comprometidas com a geração de empregos e trabalho decente

Na tarde de ontem, 15 de maio, o governo lançou a campanha de Promoção do Trabalho Decente na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o evento, a presidente Dilma Rousseff, ministros e representantes das entidades do movimento sindical e do empresariado assinaram o Compromisso Nacional pelo Emprego Decente na Copa do Mundo e o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho, especificamente nos setores de turismo e hotelaria.

Estes documentos têm a finalidade de orientar as ações do governo e das instituições comprometidas com a geração de empregos e trabalho decente. Acordos trabalhistas e a promoção da segurança, saúde, inclusão laboral e qualificação do trabalhador estão entre os compromissos das entidades.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o legado da Copa ficará exclusivamente para os brasileiros. “A Copa é um momento especial, no qual você mostra para o mundo os passos importantes da sociedade brasileira no que há de mais fundamental para o País”, explicou sobre os avanços do Brasil nas áreas sociais.

Segundo Dilma, o País virou uma página importante de sua trajetória. “Exibimos com orgulho as mais baixas taxas de desemprego do mundo e da nossa história. Em três anos e meio do atual governo, foram gerados 4,8 milhões de empregos com carteira assinada. E, nos últimos 12 anos, atingimos a rara marca de 20 milhões de postos de trabalho formal”, comemorou a presidenta.

“A ampliação de crédito, a política de valorização do salário mínimo e políticas de proteção social contribuíram para que o Brasil se transformasse no país que mais reduziu a desigualdade no mundo”, completou.

Os ministros do Trabalho em Emprego, Manoel Dias; do Esporte, Aldo Rebelo; da Casa Civil, Aloizio Mercadante; do Turismo, Vinicius Lages; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; além de representantes das centrais sindicais e de confederações do setor hoteleiro, do turismo e do comércio participaram da solenidade.

Cópia de _MG_5048

Compromisso

O primeiro documento assinado tem o objetivo de assegurar a quantidade e a qualidade dos empregos diretos e indiretos criados pelas necessidades dos grandes eventos sediados pelo Brasil. O MTE coordena esse compromisso, que prevê respeito aos direitos fundamentais no trabalho, como determina a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No segundo compromisso firmado, serão aperfeiçoadas as condições de trabalho no setor de turismo e hotelaria. Os signatários se comprometem a promover a segurança e saúde no trabalho, a fim de prevenir acidentes e doenças.

Idealização dos projetos

O ministro do Trabalho e Emprego revelou que os documentos contribuem para a dimensão social e o legado positivo que os brasileiros desejam para o País. “Fundamental que esse conjunto de iniciativas voltadas para a Copa possa ser referendado, no marco de compromisso com as políticas públicas de proteção social e do emprego”, destacou Manoel Dias.

_MG_5017Gilberto Carvalho disse que o Mundial permite ao Brasil avançar em projetos que antes andavam mais lentamente. “Agora estamos crescendo no investimento e na garantia de condições justas de trabalho decente”, ressaltou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.

Para o presidente da CSB, Antonio Neto, a iniciativa do governo e das instituições da sociedade civil está comprometida com a manutenção dos direitos trabalhistas. “Esses compromissos vão ao encontro dos interesses da classe trabalhadora e são mais um instrumento de luta contra a precarização das relações de trabalho. Essas garantias serão essenciais para que o Brasil realize com competência grandes eventos como a Copa do Mundo”, concluiu Neto, que participou da cerimônia.