csb-seminario-enfrentamento-violencia-mulher-planalto

CSB participa de seminário de enfrentamento à violência contra a mulher no Palácio do Planalto

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participou, nesta quarta-feira (4), do Seminário “Brasil pela Vida das Meninas e Mulheres”, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. A atividade integra a programação nacional de enfrentamento ao feminicídio e representa um desdobramento do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, lançado pelo governo federal em fevereiro de 2026.

O seminário é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS) e reuniu representantes do governo federal, movimentos sociais e entidades da sociedade civil para debater medidas concretas de enfrentamento à violência de gênero no país.

LEIA: CSB integra mesa de abertura do Encontro de Fóruns do Ministério das Mulheres

A abertura contou com a participação de autoridades e lideranças sociais, entre eles o presidente Lula, a primeira-dama Janja da Silva e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que destacou a importância da mobilização nacional e da articulação entre diferentes setores da sociedade para fortalecer políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e meninas brasileiras.

Entre os principais temas discutidos esteve o papel dos homens na luta contra a violência de gênero e o feminicídio, reforçando a necessidade de ampliar a responsabilidade coletiva e promover mudanças culturais profundas na sociedade. O encontro também abordou estratégias de disputa de narrativas diante dos índices alarmantes de violência contra mulheres no país, além da mobilização em torno da campanha “Todos juntos por todas”, apresentada como uma resposta necessária e urgente para enfrentar a escalada dos casos de feminicídio.

Representando a CSB estiveram presentes Antonieta de Faria (Tieta), secretária nacional da Mulher Trabalhadora da central, e Antonio Neto, presidente nacional da entidade. Para Antonio Neto, a participação da CSB no seminário reafirma o compromisso histórico do movimento sindical com a defesa da vida e dos direitos das mulheres.

“O enfrentamento à violência contra meninas e mulheres é uma agenda fundamental para o Brasil. Não é apenas uma pauta das mulheres — é uma responsabilidade de toda a sociedade. Os homens precisam assumir seu papel nessa transformação cultural, repudiando a violência, combatendo o machismo e ajudando a construir relações baseadas no respeito e na igualdade.”

Tieta também destacou a importância do diálogo entre governo e sociedade civil na construção de políticas públicas eficazes. “A realização deste seminário demonstra que o país está disposto a enfrentar esse problema de forma estruturante. Quando governo, movimentos sociais e entidades da sociedade civil se unem para discutir soluções, damos um passo importante para proteger nossas vidas e fortalecer uma cultura de respeito e igualdade.”

Para a CSB, a participação no encontro reforça o compromisso da central sindical com a construção de políticas públicas permanentes de enfrentamento à violência de gênero, com ações de prevenção, responsabilização e transformação cultural capazes de garantir a vida, a dignidade e os direitos das mulheres em todo o país.

Compartilhe: