CSB realiza mais uma etapa do curso de negociação coletiva em Garanhuns

Parceria da CSB, FESIASPE e Dieese ampliou os conhecimentos técnicos dos dirigentes dos servidores públicos em todo o estado de Pernambuco

Entre os dias 19 e 21 de agosto, a CSB e a Federação dos Sindicatos e Associações de Servidores Públicos em Pernambuco (FESIASPE) promoveram o curso “Estrutura e Processo de Negociação Coletiva” para dirigentes sindicais da categoria. A iniciativa é uma parceria com o Dieese e teve o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Garanhuns (Sinsemug).

Conceito e o processo de negociação coletiva, palestras sobre o comportamento e a argumentação da negociação, aspectos teóricos e práticos, além do planejamento de campanha, fizeram parte do cronograma de atividades.

Para Amaro de Mello Vasconcelos (Marinho), presidente da FESIASPE, os três dias de curso serviram para alicerçar a luta dos dirigentes do estado. “Foi algo novo para nós, um divisor de águas. Agora estamos preparados para negociar com os gestores os direitos que nos são devidos”, explica.

A vice-presidente da CSB, Maria das Mercês, disse que o curso trouxe novos instrumentos para os sindicalistas. “Todos se mostraram muito entusiasmados em serem contemplados com as aulas, porque muitas centrais trabalham apenas com a iniciativa privada, e a CSB teve essa atitude de mostrar como é feita uma negociação coletiva no serviço público”, argumenta.

Negociação coletiva, CSB, GaranhunsMercês explica que o diferencial do curso está no dinamismo proporcionado pelos técnicos do Dieese. “Houve simulações da negociação na vida real, como se estivéssemos na mesa de debates com os gestores. Isso é imbatível”, elogiou a vice-presidente afirmando que lutará junto com a CSB no Congresso Nacional pela regulamentação da Convenção 151, da OIT, que prevê a negociação coletiva para os servidores públicos.

Jorge Antonio Nascimento, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espírito Santo (Fespume-ES), afirma que continua recebendo os agradecimentos dos participantes do curso, e isso simboliza o reconhecimento do trabalho sólido da CSB pelo Brasil.

“A Central é uma entidade ampla, que atende de maneira igual todas as categorias da sua base. E quando você prepara um curso voltado para uma determinada categoria, isso representa o cuidado da diretoria com todos os trabalhadores”, conclui.

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social