CSB realiza mais uma etapa do curso de negociação coletiva em Garanhuns

Parceria da CSB, FESIASPE e Dieese ampliou os conhecimentos técnicos dos dirigentes dos servidores públicos em todo o estado de Pernambuco

Entre os dias 19 e 21 de agosto, a CSB e a Federação dos Sindicatos e Associações de Servidores Públicos em Pernambuco (FESIASPE) promoveram o curso “Estrutura e Processo de Negociação Coletiva” para dirigentes sindicais da categoria. A iniciativa é uma parceria com o Dieese e teve o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Garanhuns (Sinsemug).

Conceito e o processo de negociação coletiva, palestras sobre o comportamento e a argumentação da negociação, aspectos teóricos e práticos, além do planejamento de campanha, fizeram parte do cronograma de atividades.

Para Amaro de Mello Vasconcelos (Marinho), presidente da FESIASPE, os três dias de curso serviram para alicerçar a luta dos dirigentes do estado. “Foi algo novo para nós, um divisor de águas. Agora estamos preparados para negociar com os gestores os direitos que nos são devidos”, explica.

A vice-presidente da CSB, Maria das Mercês, disse que o curso trouxe novos instrumentos para os sindicalistas. “Todos se mostraram muito entusiasmados em serem contemplados com as aulas, porque muitas centrais trabalham apenas com a iniciativa privada, e a CSB teve essa atitude de mostrar como é feita uma negociação coletiva no serviço público”, argumenta.

Negociação coletiva, CSB, GaranhunsMercês explica que o diferencial do curso está no dinamismo proporcionado pelos técnicos do Dieese. “Houve simulações da negociação na vida real, como se estivéssemos na mesa de debates com os gestores. Isso é imbatível”, elogiou a vice-presidente afirmando que lutará junto com a CSB no Congresso Nacional pela regulamentação da Convenção 151, da OIT, que prevê a negociação coletiva para os servidores públicos.

Jorge Antonio Nascimento, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espírito Santo (Fespume-ES), afirma que continua recebendo os agradecimentos dos participantes do curso, e isso simboliza o reconhecimento do trabalho sólido da CSB pelo Brasil.

“A Central é uma entidade ampla, que atende de maneira igual todas as categorias da sua base. E quando você prepara um curso voltado para uma determinada categoria, isso representa o cuidado da diretoria com todos os trabalhadores”, conclui.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom