Presidente do MAST representa CSB na Conferência Nacional de Segurança Alimentar

De 11 a 14 de dezembro, a CSB participou da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República para debater propostas de combate à fome.

O evento fez parte do calendário definido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), do qual a CSB faz parte representada por Lino de Macedo, presidente do Movimento dos Agricultores Sem Terra (MAST), que também esteve na conferência.

O Consea havia sido desativado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no início de seu governo e foi reinstaurado por decreto assinado pelo presidente Lula em 28 de fevereiro.

Com o lema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a conferência buscou fortalecer a participação social e o engajamento do governo federal na produção de alimentos sustentáveis como instrumento motivador para sanar o desafio da superação da fome no Brasil e garantir o acesso à comida de verdade, com qualidade e de forma inclusiva e saudável.

No primeiro dia do evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou a desestruturação das políticas públicas e o aumento da pobreza e da fome nos últimos anos.

“Não queremos um alimento qualquer, mas comida de verdade, saudável, e com democracia e equidade. O compromisso do nosso governo é que a gente cuide de quem passa fome e também abra oportunidades para, cada vez mais, reduzir a pobreza”, afirmou.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que a participação de organizações, cooperativas e associações é fundamental para dar condições de produção, consumo e respeito às diferenças pela população.

“Temos que promover a agricultura familiar porque ela tem um sistema alimentar tradicional de diversas complexidades brasileiras e, por isso, precisamos promover a diversidade”, explicou.

Durante a conferência, foram discutidas estratégias para promover a produção e o acesso a alimentos regionais, respeitando as particularidades de cada localidade e valorizando a cultura alimentar local.

O objetivo foi mobilizar diversos setores para debater diferentes práticas, avaliar e propor políticas públicas e programas para a construção do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com informações de Ministério do Desenvolvimento Social

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial