Presidente do MAST representa CSB na Conferência Nacional de Segurança Alimentar

De 11 a 14 de dezembro, a CSB participou da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República para debater propostas de combate à fome.

O evento fez parte do calendário definido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), do qual a CSB faz parte representada por Lino de Macedo, presidente do Movimento dos Agricultores Sem Terra (MAST), que também esteve na conferência.

O Consea havia sido desativado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no início de seu governo e foi reinstaurado por decreto assinado pelo presidente Lula em 28 de fevereiro.

Com o lema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a conferência buscou fortalecer a participação social e o engajamento do governo federal na produção de alimentos sustentáveis como instrumento motivador para sanar o desafio da superação da fome no Brasil e garantir o acesso à comida de verdade, com qualidade e de forma inclusiva e saudável.

No primeiro dia do evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou a desestruturação das políticas públicas e o aumento da pobreza e da fome nos últimos anos.

“Não queremos um alimento qualquer, mas comida de verdade, saudável, e com democracia e equidade. O compromisso do nosso governo é que a gente cuide de quem passa fome e também abra oportunidades para, cada vez mais, reduzir a pobreza”, afirmou.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que a participação de organizações, cooperativas e associações é fundamental para dar condições de produção, consumo e respeito às diferenças pela população.

“Temos que promover a agricultura familiar porque ela tem um sistema alimentar tradicional de diversas complexidades brasileiras e, por isso, precisamos promover a diversidade”, explicou.

Durante a conferência, foram discutidas estratégias para promover a produção e o acesso a alimentos regionais, respeitando as particularidades de cada localidade e valorizando a cultura alimentar local.

O objetivo foi mobilizar diversos setores para debater diferentes práticas, avaliar e propor políticas públicas e programas para a construção do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com informações de Ministério do Desenvolvimento Social

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil