Central dos Sindicatos Brasileiros

Solidariedade aos atingidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul

Solidariedade aos atingidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul

Nota de solidariedade às vítimas do ciclone no Rio Grande do Sul – As centrais sindicais abaixo assinadas vêm, por meio desta nota, expressar sua solidariedade ao povo gaúcho, profundamente afetado pelas fortes chuvas e pelo ciclone extratropical que assolaram diversos municípios do Rio Grande do Sul. A força da natureza deixou marcas de destruição, causando vítimas fatais e inúmeros prejuízos a famílias e comunidades, em especial àquelas que dependem do trabalho diário para sustento.

Reconhecemos que essa catástrofe é reflexo das mudanças climáticas exacerbadas por práticas insustentáveis. O constante desmatamento, poluição das águas e do ar, são claros sintomas da ação humana que, infelizmente, se intensificam no Brasil e no mundo, deixando as populações mais vulneráveis como as principais vítimas.

Deste modo, convocamos o sindicalismo brasileiro, com especial atenção às entidades gaúchas, a unir esforços para auxiliar na reconstrução das áreas atingidas. Comprometemo-nos com o envio de cestas básicas para entidades locais que trabalham no apoio aos desabrigados e prejudicados por esta calamidade.

Além disso, instamos as autoridades municipais, estaduais e federais a implementar medidas emergenciais de assistência às vítimas. Mais do que respostas imediatas, é imperativo que instituições de controle, justiça e demais entes sociais e privados, juntamente com a população, atuem na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a prevenção, controle e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, bem como para a urbanização sustentável.

Somente através de ações conjuntas e coordenadas poderemos, enquanto nação, prevenir e mitigar futuros desastres, garantindo a segurança e o bem-estar do povo gaúcho e de todos os brasileiros e brasileiras.

Às famílias, trabalhadoras e trabalhadores que enfrentam os desafios trazidos por essa adversidade, oferecemos nossos mais sinceros sentimentos e votos de resiliência e força. Que a solidariedade seja a luz nesse momento de escuridão.

São Paulo, 08 de setembro de 2023.

Antonio Neto, presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

Sérgio Nobre, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)

Miguel Torres, presidente da Força Sindical

Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

Moacyr Roberto Tesch Auersvald, presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)

Nilza Pereira, secretária geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Atnágoras Lopes, secretário executivo Nacional da CSP-Conlutas

José Gozze, presidente da PÚBLICA, Central do Servidor

Emanuel Melato, coordenador da Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora

Foto: Defesa Civil/RS

Tragédia em Cabreúva: é urgente investir em segurança no trabalho