Tragédia em Cabreúva: é urgente investir em segurança no trabalho

Centrais sindicais emitem nota sobre a tragédia em Cabreúva – A notícia de cinco mortes e mais de 30 feridos em uma metalúrgica em Cabreúva, interior de São Paulo, entristece e revolta.

É uma tragédia que mostra como é fundamental a luta por mais investimentos em saúde e segurança e pelo meio ambiente saudável no trabalho. Uma luta que, infelizmente, foi prejudicada pela retirada de direitos trabalhistas e pela retrógrada visão de que investir em proteção é despesa.

Conforme informou a imprensa, a metalúrgica não tinha AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que assegura que o espaço tenha condições para lidar com situações de incêndio e pânico, que necessitem de rápida evacuação.

Isso é mais um reflexo de uma política de descaso com o povo, que vivemos nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Foram governos que se esforçaram para destruir a proteção e as perspectivas dos trabalhadores, desmontando o Ministério do Trabalho, acabando com a fiscalização e inspeção, e, principalmente, atacando os sindicatos e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por condições dignas e seguras no exercício de suas funções.

A história nos ensina que só coletivamente podemos dar solução aos problemas sociais, e isso nada mais é que a expressão de um sindicato forte. Precisamos de sindicatos fortes para que notícias como a das mortes e feridos em Cabreúva parem de ocorrer.

É necessário fortalecer uma política de Estado que efetive o sistema de prevenção de doenças e acidentes de trabalho e garanta instrumentos legais para a fiscalização em defesa do meio ambiente profissional e da saúde do trabalhador.

Exigimos dos governos e das autoridades uma investigação rigorosa com responsabilização e punição dos culpados. O trabalho deve ser um meio de vida e não o caminho para a morte.

Expressamos nossa solidariedade aos familiares enlutados e aos acidentados.

São Paulo, 2 de setembro de 2023

Antonio Neto, presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

Sérgio Nobre, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)

Miguel Torres, presidente da Força Sindical

Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

Moacyr Roberto Tesch Auersvald, presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores)

Nilza Pereira de Almeida, secretária-geral da Intersindical (Central da Classe Trabalhadora)

José Gozze, presidente da Pública, Central do Servidor

Relacionada: CSB participa de fórum do governo federal sobre segurança do trabalho; saiba decisões

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes