Central dos Sindicatos Brasileiros

Atos em oposição a Reforma da Previdência e cortes na educação acontecem em todos os cantos do Brasil

Atos em oposição a Reforma da Previdência e cortes na educação acontecem em todos os cantos do Brasil

85 cidades de 26 Estados foram mobilizadas pelos atos que contaram com estudantes, profissionais da educação e centrais sindicais.

 

Pessoas por todo país tomaram as ruas para protestar contra a Reforma da Previdência e cortes na educação nessa última terça-feira, dia 13, os atos convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e outras organizações estudantis começaram suas atividades pela manhã e seguiram até às 19h.

Presentes em 85 cidades de 26 Estados, essa foi a terceira ação nacional em defesa do setor, as outras duas aconteceram no dia 15 e 30 de maio, visando alertar a população em geral dos retrocessos estabelecidos nessa nova Reforma.

Na capital de São Paulo a mobilização aconteceu na Avenida Paulista e contou com sindicalistas, estudantes e profissionais da educação, unidos a entidades estudantis, se posicionaram contra as atuais medidas tomadas pelo governo.

Entre outras cidades presentes estão Porto Alegre, que iniciou o protesto em frente ao Ministério da Educação e no Future-se, em Fortaleza o ato seguiu com carro de som a partir das 8h da manhã na Praça Gentilândia, na cidade de Florianópolis a concentração foi de manhã em frente a UFSC e seguiu de tarde para o centro, já em Divinópolis teve protestos de sindicalistas e em Belo Horizonte funcionários da educação e centrais sindicais se reuniram de tarde Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Reforma da Previdência gera comoção entre trabalhadores

A Reforma da Previdência foi aprovada na Câmara nos dois turnos e aguarda votação no Senado, gerou comoção por suas novas regras não serem consideradas justas para quem está longe de se aposentar. Entre as novidades estão mais anos de contribuição tanto para os homens quanto para as mulheres, alterações na forma de contribuição e cancelamento de benefícios para pessoas deficientes, por exemplo.

Texto adaptado por Clara Vives
Fonte: G1 
Link: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/08/13/cidades-brasileiras-tem-atos-em-defesa-da-educacao.ghtml