Alckmin fala em zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em encontro na Fiesp

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), animou industriário em encontro na Fiesp na tarde desta segunda-feira (16). Ele afirmou que o governo pretende zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na sua proposta de reforma tributária. 

“Tinha a possibilidade de ser cancelada a redução de 35% do IPI [decreto em vigor desde julho do ano passado], e conseguimos que isso não fosse incorporado. A próxima meta é acabar com IPI, e acabar com IPI é pela reforma tributária”, falou aos presentes. 

Segundo Alckmin, a PEC com as mudanças no sistema tributário do país deve ser feita ainda este ano, para “aproveitar a legitimidade do processo eleitoral e avançar rápido” e evitar resistências no Congresso, especialmente no Senado, que terá maioria bolsonarista ou de oposição a partir do próximo mês. 

“A reforma tributária não é de governo nem de oposição, ela é do país. Nós precisamos sair desse cipoal tributário em que estamos, um verdadeiro manicômio tributário, é preciso simplificar isso. E as reformas vão nesse sentido, é simplificar e trazer mais segurança jurídica”, disse em relação a eventuais dificuldades na aprovação da PEC. 

Ainda no sentido de fomentar a indústria, o vice-presidente falou sobre a criação de um modelo de financiamento de importações, mas não deu detalhes sobre o plano. “Perdemos mercado pra a China, perdemos mais de 30% do mercado exportador. Por quê? Porque a China ocupou o espaço do Brasil, porque ela financia o importador”, afirmou. 

Sobre as reformas trabalhistas e da previdência, Alckmin novamente descartou a revogação, mas disse que há espaço para “aperfeiçoar” o que já foi feito. 

O presidente Lula tem destacado o caso dos entregadores, pessoas que entregam produtos, alimentos e não têm nenhuma proteção nem de seguridade, nem de saúde. Hoje em dia tem novas plataformas digitais, então é importante discutir, conversar, não tem nada definido, mas sempre é possível melhorar e aperfeiçoar.” 

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara