Alckmin fala em zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em encontro na Fiesp

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), animou industriário em encontro na Fiesp na tarde desta segunda-feira (16). Ele afirmou que o governo pretende zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na sua proposta de reforma tributária. 

“Tinha a possibilidade de ser cancelada a redução de 35% do IPI [decreto em vigor desde julho do ano passado], e conseguimos que isso não fosse incorporado. A próxima meta é acabar com IPI, e acabar com IPI é pela reforma tributária”, falou aos presentes. 

Segundo Alckmin, a PEC com as mudanças no sistema tributário do país deve ser feita ainda este ano, para “aproveitar a legitimidade do processo eleitoral e avançar rápido” e evitar resistências no Congresso, especialmente no Senado, que terá maioria bolsonarista ou de oposição a partir do próximo mês. 

“A reforma tributária não é de governo nem de oposição, ela é do país. Nós precisamos sair desse cipoal tributário em que estamos, um verdadeiro manicômio tributário, é preciso simplificar isso. E as reformas vão nesse sentido, é simplificar e trazer mais segurança jurídica”, disse em relação a eventuais dificuldades na aprovação da PEC. 

Ainda no sentido de fomentar a indústria, o vice-presidente falou sobre a criação de um modelo de financiamento de importações, mas não deu detalhes sobre o plano. “Perdemos mercado pra a China, perdemos mais de 30% do mercado exportador. Por quê? Porque a China ocupou o espaço do Brasil, porque ela financia o importador”, afirmou. 

Sobre as reformas trabalhistas e da previdência, Alckmin novamente descartou a revogação, mas disse que há espaço para “aperfeiçoar” o que já foi feito. 

O presidente Lula tem destacado o caso dos entregadores, pessoas que entregam produtos, alimentos e não têm nenhuma proteção nem de seguridade, nem de saúde. Hoje em dia tem novas plataformas digitais, então é importante discutir, conversar, não tem nada definido, mas sempre é possível melhorar e aperfeiçoar.” 

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria