Agentes de saúde fazem mobilização em Brasília

Categoria pede aprovação do PLC 210/15, que garante adicional de insalubridade, aposentadoria especial e bolsa-moradia aos agentes de saúde

Centenas agentes comunitários de saúde se mobilizaram no Congresso a favor da aprovação do Projeto de Lei Complementar 210/15 pelo Senado. O PLC regulamenta as atividades, as condições de trabalho e os direitos previdenciários dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

5a632fb4-0095-4acb-9696-f2b71e13597f

O Projeto altera a Lei 11.350, de 5 de outubro de 2006 – que dispõe sobre a regulamentação da categoria. Caso aprovada a mudança, os profissionais terão direito a adicional de insalubridade, aposentadoria especial, bolsa-moradia e cursos técnicos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, financiados pelo Fundo Nacional de Saúde. Segundo Dirce Aída Ribeiro Melo, presidente do Sindicato dos ACS e ACE de Unaí e Região (SINDACS/ACE), na prática, o que vai mudar é a facilidade do Sindicato em garantir aos trabalhadores o recebimento dos benefícios direto do governo federal.

“Uma provável votação do PLC pode acontecer no próximo dia 8 de setembro. Por isso, sindicatos de vários estados do Brasil se encontrarão novamente em Brasília para uma nova mobilização. Com a aprovação do Projeto, todos terão direito ao adicional de insalubridade e à aposentadoria especial sem muita dificuldade. Há vários agentes que trabalham com produtos químicos, veneno, estão propensos a contrair doenças e possuem mais de 15 anos de experiência, que merecem esses direitos”, ressalta a dirigente.

Dirce Aída Ribeiro Melo também aproveitou a ocasião para agradecer e destacar o suporte da CSB às bandeiras de lutas da categoria. “Quero parabenizar o presidente Antonio Neto pelo apoio que tem dado a nós. Eu estou muito satisfeita com a Central, porque nós precisamos de força, a luta é grande, mas graças à CSB e à FESERP/MG [Federação única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais] estamos cada vez mais fortalecidos”, congratulou a sindicalista.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil