Agentes de saúde fazem mobilização em Brasília

Categoria pede aprovação do PLC 210/15, que garante adicional de insalubridade, aposentadoria especial e bolsa-moradia aos agentes de saúde

Centenas agentes comunitários de saúde se mobilizaram no Congresso a favor da aprovação do Projeto de Lei Complementar 210/15 pelo Senado. O PLC regulamenta as atividades, as condições de trabalho e os direitos previdenciários dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

5a632fb4-0095-4acb-9696-f2b71e13597f

O Projeto altera a Lei 11.350, de 5 de outubro de 2006 – que dispõe sobre a regulamentação da categoria. Caso aprovada a mudança, os profissionais terão direito a adicional de insalubridade, aposentadoria especial, bolsa-moradia e cursos técnicos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, financiados pelo Fundo Nacional de Saúde. Segundo Dirce Aída Ribeiro Melo, presidente do Sindicato dos ACS e ACE de Unaí e Região (SINDACS/ACE), na prática, o que vai mudar é a facilidade do Sindicato em garantir aos trabalhadores o recebimento dos benefícios direto do governo federal.

“Uma provável votação do PLC pode acontecer no próximo dia 8 de setembro. Por isso, sindicatos de vários estados do Brasil se encontrarão novamente em Brasília para uma nova mobilização. Com a aprovação do Projeto, todos terão direito ao adicional de insalubridade e à aposentadoria especial sem muita dificuldade. Há vários agentes que trabalham com produtos químicos, veneno, estão propensos a contrair doenças e possuem mais de 15 anos de experiência, que merecem esses direitos”, ressalta a dirigente.

Dirce Aída Ribeiro Melo também aproveitou a ocasião para agradecer e destacar o suporte da CSB às bandeiras de lutas da categoria. “Quero parabenizar o presidente Antonio Neto pelo apoio que tem dado a nós. Eu estou muito satisfeita com a Central, porque nós precisamos de força, a luta é grande, mas graças à CSB e à FESERP/MG [Federação única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais] estamos cada vez mais fortalecidos”, congratulou a sindicalista.

Compartilhe:

Leia mais
desbloqueio fgts saque-aniversário
Governo avisa centrais que vai desbloquear FGTS para quem aderiu ao saque-aniversário
detalhes novo consignado clt
Saiba como vai funcionar o novo empréstimo consignado para trabalhadores CLT
centrais sindicais em defesa dos correios
Centrais sindicais em defesa dos Correios: ofensiva irresponsável busca enganar opinião pública
melhores profissionais preferem home office
Empresas que acabaram com home office perdem melhores profissionais, diz estudo
calor extremo mpt
Número de denúncias trabalhistas envolvendo calor extremo quintuplica em três anos
nota das centrais declaração lula carteira assinada
Nota das centrais sobre declaração de Lula: É preciso incentivar a geração de empregos decentes
Sintrammar diretoria eleita 2025
Sintrammar Santos: Chapa 2 vence eleições, e Erivan Pereira é reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas