Acordo entre centrais e AGU prevalece no STF: FGTS deverá ter correção mínima pela inflação

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve ser corrigido, no mínimo, pela inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (12) por 7 votos a 4.

A corte decidiu ainda que a mudança não irá retroagir e valerá para o saldo existente a partir da data de publicação da ata do julgamento.

O voto seguido pela maioria foi do ministro Flávio Dino, que votou para que fosse adotado o modelo apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) a partir de um acordo com a CSB, CUT, Força Sindical e UGT.

Relacionada: Governo negocia com centrais e propõe que FGTS seja corrigido pela inflação

De acordo com o novo sistema acordado entre as partes, o FGTS será corrigido pelo IPCA quando, no mês, o valor da inflação for maior que a Taxa Referencial, garantindo que o trabalhador não sofra perdas pela inflação.

Pelas regras em vigor, o FGTS tem um rendimento igual ao valor da Taxa Referencial mais 3% ao ano. A TR é um tipo de taxa de juros criada na década de 1990, usada como parâmetro para algumas aplicações financeiras.

Agora, todo mês em que a TR mais 3% ficar abaixo da inflação, a correção será complementada até chegar ao valor do IPCA.

Atualmente, a TR está em 0,32% ao mês, mas o índice pode mudar, pois é formado por uma série de variáveis.

A maioria dos ministros entendeu que o FGTS não é apenas uma aplicação financeira e precisa cumprir sua função social. Nos votos, os ministros ressaltam os riscos de uma mudança para rendimento maior dificultar o acesso aos financiamentos habitacionais.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a decisão representa um resultado positivo para todos os envolvidos: empresas, trabalhadores e governo.

“Ganham os trabalhadores, os que financiam suas moradias e os colaboradores do setor de construção civil. Na condição ex-empregado da Caixa, sinto-me profundamente comovido ao contribuir para preservar a poupança dos trabalhadores e proporcionar a oportunidade de possuírem sua própria residência aqueles que mais necessitam”, escreveu o ministro.

Histórico

O julgamento começou em abril do ano passado e foi interrompido por pedidos de vista, quando os ministros pedem mais tempo para analisar um tema. Ao longo das sessões os ministros se dividiram em três correntes. A primeira foi a do relator e presidente do STF, ministro Luís Roberto

Barroso votou para fixar que o fundo não pode ser inferior à da caderneta de poupança e sugeriu duas regras:

– Para depósitos que já existem: distribuição da totalidade dos lucros do FGTS pelos correntistas – o que o governo faz atualmente por iniciativa própria passaria a ser obrigatório; 

– A partir de 2025: os novos depósitos seriam remunerados pela taxa de correção da poupança.

O voto de Barroso foi seguido por Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin. 

Na sessão desta quarta, o ministro Cristiano Zanin abriu a divergência e propôs a rejeição da ação, mantendo a correção pela TR.  Zanin foi seguido por Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Foto: arquivo/Agência Brasil

Compartilhe:

Leia mais
fraude consignado MT
Sinpaig-MT e outros sindicatos denunciam fraudes em cartão consignado de servidores
industria china robos humanoides ia
China planeja transformar sua indústria usando robôs humanoides equipados com IA
desconectar do celular melhora saúde mental
Desconectar do celular por 14 dias reverte perda cognitiva e reduz sintomas de depressão
portabilidade crédito consignado
Trabalhadores já podem migrar crédito consignado antigo para o Crédito do Trabalhador; saiba
salário mínimo paulista aumento 2025
Salário mínimo de São Paulo terá aumento de 10% em 2025; novo valor é de R$ 1.804
centrais sindicais contra PEC 66-2023
Centrais sindicais listam 10 pontos da PEC 66/2023 que prejudicam os servidores públicos
greve rodoviários rio grande rs
Rodoviários de Rio Grande (RS) aceitam proposta patronal e encerram greve após dois dias
pf prende grupo fraude gov
Polícia Federal prende grupo criminoso acusado de fraudar plataforma gov.br
redução jornada mãe crianças com autismo
Justiça do Trabalho em São Paulo reduz jornada de mãe de crianças autistas
boicote ifood
Ofensiva contra iFood inclui corte de taxas, rival chinês e até boicote de restaurantes