9 de setembro: Dia do Administrador e do Médico Veterinário

Em ambas as categorias, a data é festejada graças às leis que regulamentam as profissões e permitem o ensino profissional

Dia do Administrador

Foi a partir da criação da primeira escola de Administração nos Estados Unidos, em 1930, que a profissão começou a despontar mundialmente, o que influenciou a sua regulamentação no Brasil, em setembro de 1965, com a assinatura da Lei 4769 e a posterior criação dos Conselhos Federal e Regionais da categoria.

Decorridos 48 anos da regulamentação da lei que criou a profissão, vive-se hoje na Administração uma fase de consolidação de imagem e de afirmação perante os segmentos econômicos e sociais no país.

Estima-se que existam no Brasil perto de dois milhões de bacharéis. De acordo com o Ministério da Educação, o curso de administração é o que mais registra matrículas nas faculdades espalhadas pelo país.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Administradores no Estado de Minas Gerais (SAEMG), Antônio Barbosa, a importância desse profissional atualmente se dá no processo de expansão dos negócios. “Houve um aumento de procura desses profissionais para participarem da direção nas empresas públicas e privadas. E os responsáveis já se conscientizaram de que o grande e grave problema por que passa o País, somente será solucionado com a adoção de uma gestão profissional e plenamente qualificada”, afirma Barbosa.

Segundo o presidente do SAEMG, as principais reivindicações da categoria são melhores remunerações, fixação de um piso salarial justo, não terceirização da atividade-fim nas empresas e órgãos públicos e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

“Por todas essas bandeiras a CSB tem brigado desde a sua criação, fortalecendo o movimento sindical e preenchendo o espaço de representatividade política e institucional”, concluiu Barbosa.

 Dia do Médico Veterinário

No dia 9 de setembro se comemora-se o dia do médico veterinário. A data se deve à aprovação do Decreto nº 23.133, que normatizou a atuação desse profissional e o ensino da profissão, em 1933, no governo do presidente Getúlio Vargas.

Os campos de atuação na área se ampliaram, principalmente com os avanços na biotecnologia. O veterinário também é requisitado para contribuir nos cuidados com a saúde pública, trabalhando na prevenção e controle de doenças, e infecções transmitidas por animais, além de atestar a qualidade e a segurança de alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Na última pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária do Paraná (CFMV-PR), em 2011, o número de profissionais inscritos no quadro da instituição já passava dos 113 mil. Ainda segundo o conselho, em 1991 o país possuía 33 cursos, passando a ter 197 no ano de 2012, concentrados principalmente nas regiões Sudeste e Sul do País.

Todavia, os médicos veterinários enfrentam dificuldades no cumprimento de acordos e direitos. Para o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (SINDIVET), Cezar Amin, as principais queixas da categoria são o cumprimento fidedigno do salário mínimo, estabelecido na lei nº 4950A/66; controle e regulação dos cursos e graduações; e o cumprimento de contratos de trabalho pela classe patronal.

De acordo com Cezar Amin, o setor público é o que mais cumpre acordos coletivos atualmente. “O serviço público federal e estadual, de uma maneira geral, atende ao piso salarial. As prefeituras são as que pagam salários aquém para o exercício profissional contínuo e a sustentabilidade pessoal e familiar”, constatou Amin.

O SINDIVET é filiado à CSB, e para o presidente a Central tem correspondido às expectativas da categoria em suas lutas trabalhistas. “A própria existência da CSB já é um fator positivo. É importante que os dirigentes da entidade continuem nessa consciência de que todos têm que dar as mãos”, pontuou.

A CSB parabeniza os trabalhadores e sindicatos dessas categorias.     

Compartilhe:

Leia mais
plenário almg 4-9-24
Assembleia Legislativa de MG aprova novos direitos para servidoras gestantes e lactantes
trabalho híbrido aumento produtividade
Trabalho híbrido aumentou produtividade, avaliam trabalhadores e empresas em pesquisa
aumento salário mínimo impulsionou PIB
Política de valorização do salário mínimo impulsiona alta do PIB do Brasil
TST reconhece vínculo de trabalhadora PJ
Pejotização: TST reconhece vínculo empregatício de trabalhadora que tinha contrato como PJ
denuncie assédio eleitoral
Centrais lançam ferramenta de denúncia de assédio eleitoral no trabalho; compartilhe!
Sindpd-SP aciona empresa contra demissão em massa
Sindpd-SP aciona empresa por demissão em massa de mais de 500 trabalhadores
operação resgate trabalho escravo
Quase 600 são resgatados em maior operação da história contra trabalho escravo
Febrafite pec 66-23
Febrafite critica projeto sobre dívida previdenciária dos municípios; assine petição
presidente da anamatra justiça do trabalho stf
Não há enfrentamento ao STF na Justiça do Trabalho, afirma presidente da Anamatra
greve serpro
Trabalhadores de São Paulo rejeitam proposta de acordo, e greve do Serpro é mantida