CSB participa de etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho no Espírito Santo

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participou ativamente da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada na terça-feira (4) no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, em Vitória (ES). O evento, de caráter tripartite e paritário, reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e do governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho, resultando na aprovação de 13 propostas que seguirão para a etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

A abertura oficial contou com a presença de autoridades como Ronaldo Barros, chefe da Assessoria Especial de Promoção à Igualdade no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), representando o ministro Luiz Marinho. Estiveram também presentes o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo, Alcimar Candeias, além de representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

A CSB esteve representada por sua estrutura estadual e por entidades filiadas. A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Fesmig) e a Federação dos Servidores Públicos Municipais do Espírito Santo (Fespumes) marcaram presença no evento. Cosme Nogueira, diretor nacional de Formação Sindical da CSB e presidente de honra da Fesmig, participou na condição de observador, contribuindo com as discussões das propostas.

LEIA: CSB presente: reunião do Codefat debate mudanças no seguro-defeso e qualificação para PCDs

Do quadro de filiados, destacaram-se as participações do presidente da CSB-ES e da Fespumes, Jorge Antônio da Silva (Jorginho), e de diretores como Luciano Constantino, da Fesmupes, e Vilson Mauro Yanes, do Aquasind. Constantino e Yanes foram eleitos, respectivamente, delegado e suplente para representar o estado na Conferência Nacional de 2026. Também estiveram presentes os sindicalistas Cláudia da Silva Dias, Saulo Zanelato Bellato, Aldair Zanbom, Wellington Batista, Alcides Cândido Monteiro Neto e Nilton Coelho.

O representante do MTE, Ronaldo Barros, enfatizou o compromisso do governo federal com o diálogo social para a construção de políticas que assegurem trabalho decente. Já o superintendente Alcimar Candeias reconheceu os avanços do estado na geração de empregos formais, mas apontou a necessidade de políticas contínuas de inclusão e proteção ao trabalhador.

O presidente da CSB-ES, Jorginho, avaliou positivamente o evento, ressaltando “a grandeza dos debates da Conferência, que abrangeu de forma direta as relações de trabalho na atualidade”.

Coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a II Conferência Nacional do Trabalho tem como objetivo central a construção coletiva de diretrizes para o fortalecimento do trabalho decente e do diálogo social em todo o país.

Compartilhe: