Trabalhadores rurais do DF e Goiás têm reunião com ministro do Trabalho organizada pela CSB

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) teve uma reunião na quarta-feira (5) com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em Brasília. O objetivo foi apresentar as principais dificuldades enfrentadas por trabalhadores rurais do Distrito Federal e de municípios goianos do entorno para acessar programas de governo, um problema agravado pela localização distante e pela limitada conectividade de muitas comunidades. O encontro foi articulado junto ao Ministério pela CSB atendendo a uma demanda das entidades representativas dos trabalhadores rurais em sua base.

A reunião, que reuniu representantes de entidades que congregam mais de 80 mil trabalhadores da região, teve como foco central a busca por mecanismos que garantam que informações sobre direitos, benefícios e programas de qualificação cheguem efetivamente a esse público. A CSB, liderada por seu presidente nacional, Antonio Neto, e pelo vice-presidente Aécio Aires – que representa os trabalhadores rurais – atuou como mediadora entre as demandas dos trabalhadores do campo e a esfera federal.

Durante a audiência, as entidades apresentaram propostas para valorizar e fortalecer as políticas públicas destinadas ao setor, com ênfase em temas considerados críticos como a capacitação profissional e o letramento digital. O grupo argumentou que a ampliação do acesso à qualificação técnica e à inclusão produtiva é um passo fundamental para melhorar as condições de vida e trabalho no meio rural.

O ministro Luiz Marinho reafirmou o compromisso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com um diálogo permanente com as representações do campo. Ele destacou a importância de parcerias para a promoção de políticas que garantam melhores condições de vida, trabalho e renda para os trabalhadores rurais em todo o país.

Além de Antonio Neto e Aécio Aires, participaram pela CSB o 1º secretário de Comunicação, José Vitor Imafuku, e o secretário de Relações Parlamentares, Ernesto Pereira.

A base sindical foi representada por lideranças como João Batista Ferreira de Freitas, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do DF e Entorno (FETADFE), e presidentes de sindicatos rurais de municípios goianos como Cristalina, Padre Bernardo, Formosa e Sítio d’Abadia. Também estiveram presentes representantes de associações de agricultura familiar e assentamentos da região, evidenciando a capilaridade da demanda que originou a agenda.

A reunião é passo importante para a construção de canais de comunicação mais eficazes entre o governo federal e os trabalhadores rurais, visando superar as barreiras logísticas e de informação que limitam o acesso da categoria a programas sociais e de fomento.

Fotos: Mari Ferreira/MTE

Compartilhe: