CSB participa de assinatura de acordo que garante reajuste nos benefícios de servidores federais

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participou, nesta quinta-feira (6), da assinatura do acordo que garante reajuste de 17,5% no valor do auxílio-alimentação para os servidores públicos federais do Executivo. O vice-presidente da CSB Flávio Werneck representou a Central no encontro realizado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O acordo, firmado entre o governo federal e entidades representativas do funcionalismo durante ocorrida durante a 12ª reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), elevará o valor do benefício de R$ 1.000,00 para R$ 1.175,00. O novo valor terá impacto financeiro a partir de dezembro de 2025, conforme previsão incluída no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, já enviado ao Congresso Nacional.

LEIA: Combate à Reforma Administrativa: servidores apontam riscos da PEC em reunião com Boulos

O acordo estabelece ainda que o auxílio pré-escolar e a assistência à saúde suplementar serão reajustados com base na variação do IPCA de abril de 2026, sujeito à aprovação orçamentária.

Apesar do avanço, as entidades destacaram que seguirão lutando para que os benefícios dos servidores do Executivo federal sejam igualados aos dos demais Poderes, além de reajuste salarial.

Para o secretário de Relações de Trabalho (SRT) do MGI, José Lopes Feijóo, o acordo é resultado concreto do diálogo permanente. “Este reajuste de 17,5% no auxílio-alimentação reforça a política de recomposição dos benefícios e o compromisso do governo com a valorização do serviço público”, disse.

Compartilhe: