29 de junho – Dia do Pescador

Homenagem da CSB a 1,2 milhão de trabalhadores no Brasil

Referência ao dia de São Pedro, que era pescador, o dia 29 de junho é uma data para se refletir sobre as conquistas e as lutas diárias dessa categoria pouco valorizada no Brasil, a dos pescadores. Em um ano marcado pela tentativa de receber o seguro-defeso de 2015, que foi bloqueado por meio da Portaria Interministerial 192, de 05 de outubro, os pescadores esperam para os próximos anos mais qualificação, união e um maior engajamento sindical da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Pescadores do Estado do Amazonas (SINDPESCA-AM) e secretário dos Trabalhadores na Pesca da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Ronildo Nogueira Palmere, a Portaria 192/15 suspendeu o pagamento dos pescadores por 120 dias para coibir fraudes. Agora, existe uma ação na Justiça Federal, que tenta rever o pagamento retroativo do benefício.

“Em março, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, disse que o pagamento do defeso estaria liberado, mas que não seria pago o que ficou para trás, e nós achamos isso uma injustiça, porque nós não pudemos pescar e nem recebemos o benefício”, falou o dirigente.

Aproximadamente 90 mil pescadores de 62 cidades do estado do Amazonas deixaram de receber o seguro-defeso, totalizando a quantia de R$300 milhões, uma vez que cada pescador receberia um salário mínimo por quatro meses.  .

Segundo Ronildo Nogueira, a suspensão pode causar um grande impacto ambiental, principalmente na região norte. “Suspenderam a Portaria dizendo que poderia pescar durante a piracema. Isso vai dar um desfalque, pois daqui um ou três anos, essas espécies vão desaparecer”, completou o presidente do SINDPESCA-AM.

Além das batalhas para garantir a dignidade do pescador, a categoria planeja se organizar para capacitar os trabalhadores, gerar mais emprego e renda, e no prazo de dois anos tornar a pesca e o pescador mais independentes.

“Vamos, nos próximos anos, nos capacitar. Na área amazônica, temos grande capacidade de desenvolver e mandar peixe para o resto do mundo, mas temos um longo caminho a percorrer. Mesmo que isso demore, precisamos dar o primeiro passo e avançar para que a gente possa conquistar. Temos que mudar a pesca para melhor, deixar de ser sucateada e mostrar a pesca para o Brasil como um empreendedorismo”, enfatizou o dirigente, que acredita que a organização pode fazer toda a diferença no futuro.

No Brasil, atualmente, existem cerca de 1 milhão e 200 mil pescadores, sendo que 350 mil são sindicalizados.

De acordo com dados do governo federal, em 2015 a produção anual foi de 765 toneladas de pescados. O objetivo é aumentar esse valor para 1 milhão de toneladas até 2020.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem