Homenagem da CSB a uma das mais importantes categorias de trabalhadores do Brasil
O dia 21 de abril celebra o Dia do Metalúrgico. A categoria tem uma importância histórica para a classe trabalhadora e para o processo de desenvolvimento econômico do Brasil. De acordo com dados do Dieese, em 2011, o Brasil somou 2,38 milhões de trabalhadores metalúrgicos. Desse total, 82% são homens e 18% são mulheres.
Por constituírem uma das mais numerosas categorias do País, os metalúrgicos se organizaram em fortes sindicatos para lutar pelos direitos desses trabalhadores. A luta da categoria se transformou em grande força política, que fez surgir personalidades fundamentais para o cenário nacional, e que ainda hoje representam os metalúrgicos no cenário político brasileiro. O ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva é o maior exemplo dessa força.
Para o vice-presidente da CSB e tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, José Avelino Pereira (Chinelo), os metalúrgicos são a vanguarda do movimento operário brasileiro. “O Brasil se desenvolveu com os metalúrgicos e com as empresas automobilísticas. Construímos e somos a base da economia brasileira”, disse o dirigente.
A tradição sindicalista, inseparável da imagem do metalúrgico brasileiro, começou na década de 1930, quando as grandes montadoras automotivas e siderúrgicas se instalaram no Brasil. Assim, surgiu o operário industrial, o operador de máquinas, o encarregado de produção nos mais variados tipos de indústria. Nasce o metalúrgico brasileiro. Nessa mesma época começaram a se formar os principais sindicatos da categoria. “A tradição das lutas dos metalúrgicos tornou as negociações salariais mais fáceis, já que as propostas partem dos trabalhadores. O poder de negociação está com os sindicatos, e não com os patrões”, afirma Avelino.
Os sindicatos dos metalúrgicos também fizeram história com a greve de 1978. Em 12 de maio daquele ano, centenas de trabalhadores da Scania cruzaram os braços e deram início a um movimento grevista que se espalhou pelo Brasil. O movimento era liderado pelo então metalúrgico Lula. “Além disso, fomos uma força importante também no movimento Diretas Já, tanto na negociação com os políticos como na organização da manifestação”, lembrou o vice-presidente.
Perfil do Metalúrgico
Nos dias de hoje, os metalúrgicos atuam em diversas áreas dentro das empresas. Os de conhecimento técnico e especializado atuam no chamado “chão de fábrica”, dando forma e acabamento às mais diversas formas de metais e produtos. Já os que possuem formação superior e científica – o engenheiro metalúrgico – ocupam-se da extração de minérios, da sua transformação em metais e ligas metálicas e da sua utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças.
A CSB apoiará sempre a luta dos metalúrgicos e parabeniza a categoria pelo seu histórico de lutas e conquistas.