CNT discute ação coordenada diante de transformações no mercado de trabalho

O presidente da CSB, Antonio Neto, e o secretário-geral da central, Álvaro Egea, participaram nesta quarta-feira (10) de uma reunião do Conselho Nacional do Trabalho (CNT) em Brasília. O encontro foi conduzido pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e contou com a presença de representantes de todas as centrais sindicais.

Marinho destacou a importância de poder público e lideranças sindicais terem uma abordagem coordenada diante dos desafios que surgem diariamente no mercado de trabalho com o avanço da tecnologia cada vez mais acelerado. Para ele, é importante haver sinergia entre governo, trabalhadores e empregadores para discutir essas transformações.

“São novas formas de trabalho, a chegada dos aplicativos, a inteligência artificial, e as várias temáticas correlatas ao nosso mundo, que vem chegando numa velocidade que a gente não consegue acompanhar, que dirá antecipar”, afirmou.

O ministro sugeriu a realização de uma conferência nacional em 2025 para discutir os desafios do mundo do trabalho e emprego de forma mais ampla, reunindo visões de representantes de diversos setores e regiões do país.

Dentre os aspectos que o ministro afirmou que é preciso investigar melhor, ele destacou a alta rotatividade no mercado de trabalho formal. Ele apontou que, no ano passado, 22 milhões de trabalhadores trocaram de emprego e questionou se o número é resultado de sazonalidade ou de outros fatores.

“Essa rotatividade gera a perda de experiência e conhecimento. Precisamos entender melhor esse fenômeno”, avaliou.

Veja também: Reunião do Conselho Nacional do Trabalho discute programa de trabalho decente

A reunião tratou também das medidas emergenciais que foram tomadas para proteger os trabalhadores no Rio Grande do Sul e ações para preservar os empregos na região e o papel dos sindicatos tanto na garantia dos direitos dos trabalhadores, quando na mediação de conflitos que surgiram a partir da crise.

O colegiado se debruçou ainda sobre um relatório feito por uma comissão de peritos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o Brasil de 2020.

Sobre o CNT

O Conselho Nacional do Trabalho é um colegiado tripartite, consultivo, abrigado na estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego. O grupo foi recriado no ano passado no início da gestão do presidente Lula, após ter sido extinto em 2019. 

Dentre seus objetivos estão: negociar e propor políticas e ações para modernizar as relações de trabalho; estimular a negociação coletiva e diálogo social na solução de conflitos trabalhistas; promover o entendimento entre trabalhadores e empregadores; buscar soluções em temas estratégicos relativos às relações de trabalho; propor diretrizes para a elaboração dos planos, dos programas e das normas sobre políticas públicas em matéria trabalhista de competência do Ministério do Trabalho e Emprego e propor estudos e analisar normas complementares que tratem das condições e das relações de trabalho, dentre outros assuntos que lhe sejam submetidos, no âmbito de sua competência.

Compartilhe:

Leia mais
greve por redução de jornada
Três projetos sobre redução da jornada tramitam no Senado; pauta é histórica no sindicalismo
livro mpt conalis direito coletivo do trabalho
MPT abre seleção de artigos para livro sobre direito coletivo do trabalho; veja regras
reunião fessergs reestruturação carreiras servidores rs
Servidores do RS pedem mais tempo para debater projetos de reestruturação de carreiras
Diretoria sindicato rodoviarios caxias do sul
Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul (RS) reelege diretoria
senado e governo reoneração folha de pagamento
STF prorroga prazo para Senado e governo discutirem reoneração da folha de pagamento
eleição diretoria sindicato servidores são vicente 2024
Sindicato dos Servidores de São Vicente (SP) elege nova diretoria em disputa acirrada
lucro recorde fgts 2023
Lucro do FGTS quase dobra em um ano e atinge recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023
comissão provisória csb-ba
Presidente da CSB-BA pede afastamento, e Antonio Neto nomeia comissão provisória
reunião centrais e governo lei igualdade salarial
Centrais e governo avaliam resultados do primeiro ano da Lei da Igualdade Salarial
mpt recomendação contadores contribuição sindicatos
Contador não pode incentivar oposição à contribuição sindical, orienta MPT