Central dos Sindicatos Brasileiros

“Mais uma injustiça contra os servidores”, diz sindicalista sobre congelamento

“Mais uma injustiça contra os servidores”, diz sindicalista sobre congelamento

Antônio Wagner critica proposta que suspende reajustes salariais

O secretário-geral do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig-MT), Antônio Wagner, afirmou em entrevista ao Muvuca Popular, que a proposta de congelamento de salário dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, aprovada pelo Congresso Nacional no último sábado (2), é mais uma injustiça contra a classe.

Segundo o sindicalista, a medida é mais um retrocesso para o país, onde os funcionários públicos estão sendo afetados há tempos. “Os servidores amargam esses prejuízos em qualquer espécie de “crise”, seja uma crise real como essa, ou seja nas crises artificiais, criadas a partir de premissas macroeconômicas, que são aplicadas pelos governos, em especial o estadual”, relatou.

A justificativa dos governantes para instituir a medida, que proíbe reajustes salariais, foi a perda na arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto sobre Serviços), que os estados estão sofrendo devido à pandemia do novo coronavírus.

No entanto, conforme Wagner, os servidores não exigem aumentos salariais, mas sim reposição de perdas inflacionárias e, sobretudo, progressões de classe, para os funcionários que se dedicam arcando com cursos para se atualizarem profissionalmente, sendo eles especializações, mestrados ou doutorados.

Além disso, o secretário ressalta que, mesmo diante a crise, os únicos a serem afetados devem ser os trabalhadores, pois a política bilionária de incentivos fiscais segue estável e a todo vapor.

“Os bilionários do agro continuam lucrando em dólar em suas exportações, ganhando ainda mais com a crise, enquanto toda classe trabalhadora, seja pública ou privada, padece em perdas, seja com a reforma trabalhista ou a última reforma da previdência”, concluiu.

Fonte: Muvuca Popular