Central dos Sindicatos Brasileiros

Evento do Ministério Público do Trabalho debate liberdade sindical e reforma do governo em MT

Evento do Ministério Público do Trabalho debate liberdade sindical e reforma do governo em MT

Seminário foi realizado nesta sexta-feira (15), na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais

Dirigentes sindicais, incluindo representantes da CSB, e juristas debateram liberdade sindical e reforma trabalhista em seminário promovido pelo Ministério Público do Trabalho, na sexta-feira (15), no Mato Grosso. O evento, promovido pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), foi realizado na sede na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais de Mato Grosso.

O seminário foi marcado pelo debate da campanha Maio Lilás. Durante todo o mês, o MPT fará, em todo o Brasil, “ações para dar visibilidade ao tema da liberdade sindical, promovendo o debate público sobre o assunto na sociedade civil. Cada procuradoria regional terá autonomia para criar uma programação local para o Maio Lilás”, segundo informações do Ministério.

Ao discursar sobre a campanha, o vice-presidente da CSB Antonio Wagner de Oliveira afirmou que “o MPT trabalha a liberdade sindical ou saúde e segurança do trabalhador sempre pelo prisma do trabalhador privado e nunca traz esse debate para o âmbito do serviço público”. “Também temos problemas com liberdade sindical, perseguição de direitos, de servidores, que participam dos atos da entidade”, frisou.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas do Mato Grosso, Fabio Viana, a discussão é válida, mas deveria ter sido feita antes da reforma trabalhista. “Esse desmonte dos direitos do trabalho em relação às entidades representativas é muito grande. O MPT está certo de falar sobre a liberdade sindical, só que em um momento errado, passaram do tempo”. Segundo ele, a falta de financiamento sindical resultada pela reforma prejudica a liberdade sindical.