Central dos Sindicatos Brasileiros

Condutores de ambulância fazem corpo a corpo no Congresso Nacional

Condutores de ambulância fazem corpo a corpo no Congresso Nacional

Representantes da categoria se reuniram com parlamentares em busca de apoio aos projetos que dão melhores condições de trabalho à categoria

Representantes dos condutores de ambulância de todo País se reuniram em Brasília, entre os dias 11 e 14 de março, para definir pautas e estratégias que visam garantir um futuro melhor para a categoria. Além de uma reunião interna, que aconteceu na última segunda-feira (11), na sede da CNPL, os representantes passaram dois dias visitando parlamentares em busca de apoio para pautas, como a conquista da aposentadoria especial, que já tramita no Senado, por meio do Projeto de Lei  349/2017.

Além disso, os condutores têm como meta a carga horária de 30 horas, assim como os profissionais de saúde, e o reconhecimento da categoria com a criação do dia nacional do condutor de ambulância.

Representando o estado de Goiás, Marcio de Sousa Linhares, presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Goiás (Sindconam-GO), entidade filiada à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), também alertou sobre a importância de cada entidade pressionar os parlamentares dos seus estados.

“Sempre que fazemos a primeira reunião estratégica, nós já agendamos as visitas nos gabinetes. Cada representante do estado procura os seus parlamentares. Fazemos um trabalho tanto com deputados federais quanto senadores, pois assim a gente ajuda na tramitação de onde estiver a pauta”, explicou o dirigente.

PLS 349/2017   

O PLS 349/2017 pode entrar na pauta do plenário ainda neste primeiro semestre. O projeto, que traz como justificativa a necessidade de tutelar a saúde desses trabalhadores que ficam em contato permanente com agentes nocivos, tais como carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejetos de portadores de doenças infectocontagiosas, acatada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), aguarda votação de um requerimento que solicita dados e estimativas de impactos orçamentários e financeiros.