Central dos Sindicatos Brasileiros

Filiados da CSB-CE participam de seminário em defesa do trabalho decente; inscreva-se

Filiados da CSB-CE participam de seminário em defesa do trabalho decente; inscreva-se

CSB-CE participa de seminário em defesa do trabalho decente; saiba os detalhes e se inscreva – Os órgãos e organizações de defesa do trabalho, junto ao deputado estadual Renato Roseno, convidam os ativistas sindicais e dos movimentos sociais para debater as formas de degradação contemporânea do Trabalho.

O seminário “A luta pelo trabalho decente” será realizado na sede do Ministério Público do Trabalho em Fortaleza (CE) na próxima sexta-feira (26), a partir das 8h.

A CSB-CE fará parte das discussões com apresentações dos companheiros Valdênio Aguiar, do Sindicato dos Empregados em Transporte Alternativo de Fortaleza e Região (SINTRAAFOR), e Joélia Silveira, do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (SINDPPEN).

Para participar, basta fazer a inscrição pelo formulário a seguir: https://forms.gle/foK4QaKgP1hZD4Mm8

Confira a programação completa:

8h – Abertura

9h – Mesa 1 – Trabalho Decente: conceito e desafios. Expositores: Representantes do Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT)

10h20 – Intervalo para lanche

10h40 – Mesa 2 – Expressões da degradação contemporânea do Trabalho. Temas e expositores:

– Meio Ambiente do Trabalho e a figura do Profissional Técnico de Segurança do Trabalho. Exposição: Sind. dos Téc. Segurança do Trabalho (SINTEST) – Maciel Silva e Ítalo Pinto.

– Assédio e práticas antissindicais no serviço público municipal. Exposição: Federação dos Trab. no Ser. Pub. Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) – Socorro Pires.

– Racismo ambiental no ramo da reciclagem. Exposição: Rede Estadual de Catadores – Cícero Sousa.

– Pejotização e falso cooperativismo nas relações de trabalho. Exposição: Dr. Hugo Victor (Assessor SINDIFITO).

– Saúde mental dos trabalhadores da segurança pública. Exposição: Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (SINDPPEN) – Joélia Silveira.

– Condições de trabalho na construção civil. Exposição: Sind. dos Trab. da Const. Civil de Fortaleza – Nestor Bezerra e Roberto Santos.

– Privatização da Lubnor/Petrobras. Exposição: Sind. dos Trab. na Ind. do Petróleo (SINDIPETRO) – Antonio Fernandes Neto e Roberto Viana Dantas

– Precarização do trabalho no transporte complementar do Ceará. Exposição: Sindicato dos Empregados em Transporte Alternativo de Fortaleza e Região (SINTRAAFOR) – Valdênio Aguiar.

12h – Intervalo para lanche

12h20 – Continuidade da Mesa 2 e interação com plenário

13h30 – Instalação de Fórum de defesa do Trabalho Decente

14h – Encerramento

Serviço:

Seminário “A luta pelo trabalho decente”

Data: 26/05, das 8 às 14h.

Local: Ministério Público do Trabalho (Av. Almirante Barroso, 466 – Praia de Iracema)