CSB presente: reunião na Superintendência do Trabalho do ES discute organização de conferência

A Superintendência Regional do Trabalho do Espírito Santo (SRT/ES) realizou na quarta-feira (3) a reunião inaugural para a organização da Conferência Estadual do Trabalho. O encontro contou com a participação das bancadas de representantes de trabalhadores, empregadores e governo, marcando o início oficial dos trabalhos que antecedem a Conferência Nacional do Trabalho, programada para março de 2026, em São Paulo.

O objetivo central da reunião foi estruturar a fase estadual, que será responsável por consolidar propostas e eleger os delegados que representarão o Espírito Santo no fórum nacional. A etapa estadual é caracterizada como um espaço democrático para a construção de pautas que visam moldar o futuro das relações de trabalho no estado.

LEIA: Encontro da Fespume-ES debate desafios do serviço público com participação de Antonio Neto

Dentre os participantes, estiveram presentes representantes de diversas entidades sindicais, setoriais e patronais, assegurando a natureza plural do fórum. Pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), participaram o membro da direção nacional Cosme Nogueira e o presidente da CSB-ES e da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Espírito Santo (Fespumes), Jorge Nascimento.

Foi confirmada durante a reunião a composição da comissão organizadora estadual. Integrará o grupo, como delegado nato, Luciano Constantino, diretor da Fespumes e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cariacica (SINDISMUC), filiado à CSB.

A defesa dos direitos dos servidores públicos e a promoção da cooperação entre trabalhadores e empregadores foram destacadas como pilares fundamentais do processo. As discussões alinham-se ao compromisso de assegurar condições dignas de trabalho, proteção social e participação efetiva na formulação de políticas públicas capazes de responder às transformações políticas, econômicas, jurídicas, territoriais e climáticas que impactam o mercado de trabalho.

Para dar continuidade aos trabalhos, a comissão organizadora aprovou um calendário de reuniões, marcadas para os dias 17 de setembro, 30 de setembro e 15 de outubro. O cronograma visa manter a cadência dos trabalhos e a perspectiva de construção de propostas robustas para a Conferência Estadual.

Compartilhe: