Na última sexta-feira, 8 de agosto, a CSB-BA (Central dos Sindicatos Brasileiros – Seccional Bahia) promoveu sua 1ª Plenária Estadual no auditório do Mais Hotel, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. O evento reuniu presidentes e dirigentes de entidades filiadas à Central no estado para discutir eixos estratégicos, avaliar o cenário político e planejar ações de enfrentamento aos desafios da classe trabalhadora. A atividade integra os preparativos para o Congresso Nacional da CSB, marcado para 2026.
O presidente da CSB-BA, Mario Conceição, afirmou que a plenária foi um momento de “profunda reflexão e redefinição estratégica” e essencial para que as diversas categorias ali representadas – incluindo rodoviários, movimentadores de mercadoria, montadores industriais, trabalhadores de aplicativos, dentre outros – alinhassem sua atuação nas pautas conjuntas e pela expansão da central no estado.
O presidente nacional da CSB, Antonio Neto, compareceu ao encontro e ofereceu um panorama das discussões nacionais e internacionais das quais tem participado. Ele destacou o papel fundamental dos sindicatos em momentos de crise ao falar sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. “Neste momento de desafios, com as tarifas pressionando os trabalhadores no próximo ano, é fundamental unir forças e fortalecer nossas representações”, disse.
Ele ressaltou que, desde que a crise com os EUA teve início, a CSB e as demais centrais têm articulado junto ao governo federal medidas que garantam a proteção dos empregos nos setores afetados pelo tarifaço, jamais colocando em negociação a soberania nacional e a defesa da democracia – valores historicamente defendidos pelo movimento sindical brasileiro.
SAIBA: Em reunião do Conselhão, centrais apoiam defesa da soberania nacional em meio à crise com os EUA
“A conjuntura política muda constantemente, e os ataques à democracia são ataques diretos aos direitos dos trabalhadores. Por isso, a CSB reafirma seu compromisso histórico com a defesa dos trabalhadores, da democracia e dos interesses nacionais, e traça caminhos para uma atuação ainda mais incisiva dos dirigentes sindicais nessa luta”, pontuou.
Um dos caminhos apontados por Antonio Neto é a necessidade de fortalecer a representação sindical na política. “Neste momento de desafios, com as tarifas pressionando os trabalhadores no próximo ano, é fundamental unir forças e fortalecer nossas representações”, citando como exemplo a pré-candidatura de Silvio Dias (presidente do SINPRF-BA e vereador em Feira de Santana) a deputado estadual.
O evento contou com a participação de Sandro Jadir, vice-presidente nacional da CSB e presidente da Fetramag, Marcos Rogério (ex-presidente da CSB-BA e presidente do Sintramovs), Mário Cléber (dirigente da CSB-BA e presidente do Sindmetro), além de representantes de entidades recém-filiadas, como o Sindimontagem-BA e o Sindcam-BA.
Neto parabenizou Mario Conceição pelo trabalho que tem realizado pela expansão e reestruturação da central no estado desde que assumiu o comando da entidade no ano passado. “A transformação é evidente e eu não poderia estar mais feliz de ter companheiros tão dedicados e mobilizados aqui na Bahia. A participação da CSB nos atos de 1º de agosto aqui em Salvador foi notável e nos encheu de orgulho”, falou.
VEJA: CSB marca presença em atos em defesa da soberania nacional e contra o tarifaço em todo o país
A plenária reforçou o compromisso da CSB-BA com a ampliação da base sindical e a defesa institucional das categorias representadas, além de consolidar a Central como espaço de resistência e articulação frente aos desafios econômicos e políticos.