Central dos Sindicatos Brasileiros

I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná discute papel da profissão no desenvolvimento da cidade

I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná discute papel da profissão no desenvolvimento da cidade
Organizado pelo SINDIVET-PR, evento é um exemplo de como os sindicatos podem se aproximar da população

 

O SINDIVET-PR, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e instituições parceiras promoverão, entre os dias 22 e 24 de agosto, o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná. O evento vai tratar das funções dos veterinários no município de forma interdisciplinar e dos caminhos para desenvolver e protagonizar mudanças nas cidades.

O anúncio do encontro fez sucesso e todas as mais de cem vagas se esgotaram na primeira semana de inscrição. O presidente do SINDIVET-PR e secretário dos Profissionais Liberais da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Cesar Amin Pasqualin, diz que a receptividade foi fantástica. “Estamos olhando para o município, e ninguém olha para o município, mas é ali onde tudo acontece, e as pessoas perceberam a importância e vieram. Temos inscritos de outros estados também. Imagina a repercussão que o evento teve?” indaga o dirigente.

Papel do sindicato
Para Pasqualin, o sucesso da iniciativa é um exemplo de como os sindicatos devem ser organizar após a reforma trabalhista. “Estamos fazendo um evento apartidário, para a categoria e para a população lutarem por direitos. Melhorias salarias é função inerente do sindicato, mas com eventos como o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná a gente consegue criar a consciência de que o sindicato trabalha para o desenvolvimento da comunidade, e isso faz a população ter um novo olhar e querer estar perto”, afirma o dirigente.

Interface profissional
O presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná diz que uma das funções do evento é enxergar e trabalhar como o veterinário age para o desenvolvimento do município em conjunto com outras profissões.

“A interface entre profissões precisa existir. Se você vai trabalhar o controle de cães abandonados no município, é preciso ter um corpo médico em conjunto com os médicos veterinários, porque essa é uma questão de saúde pública, pois envolve doenças zoonoses, ou seja, as que são transmitidas de animais para homens”, ilustra o presidente.

O dirigente diz que não faz sentido pensar uma profissão de forma isolada hoje em dia, por isso um próximo evento deve trazer essas questões na prática e juntar veterinários e engenheiros, por exemplo, o que ele denomina “uma cadeia produtiva consistente de desenvolvimento municipal”.

 Encontro no Paraná
A atividade é a maior que o sindicato já organizou no estado. Pasqualin diz que o I Encontro Estadual de Médicos Veterinários das Prefeituras do Paraná tem uma programação quase exclusivamente com “especialistas pratas da casa”, o que também desenvolve e mostra os talentos da região. E tem também a preocupação em entregar um evento comprometido para os participantes.

Além de eventos semelhantes ao que será realizado em agosto, o SINDIVET-PR planeja outras ações como a criação de um centro profissionalizante na região.