Central dos Sindicatos Brasileiros

ÁLVARO EGEA: Enfrentar os fascistas em todas as frentes

ÁLVARO EGEA: Enfrentar os fascistas em todas as frentes

As centrais sindicais e os partidos de oposição devem responder a todos os atos e provocações dos bolsonaristas .

Ampliar o leque de aliados em defesa da vida, do emprego e renda e da Democracia continua sendo um objetivo estratégico dos trabalhadores e das forças de oposição como sinalizado de forma inédita no 1º de maio .

Especial destaque adquire a defesa da liberdade de imprensa, agredida diariamente pelo ocupante da PR.

Por mais críticas que merecea linha editorial da mídia comercial , na luta pela vida e em defesa da democracia estamos do mesmo lado da trincheira .

As notas de repúdio continuam sendo necessárias, mas são insuficientes .

No plano jurídico devemos continuar propondo ações, promover notícias crimes contra militantes do bolsonarismo e ocupantes de cargos públicos que ofendam o direito à vida , os direitos , a ordem democrática, o decoro público e o código penal . Ponto a ponto. Nenhuma agressão deve ficar sem uma resposta no plano político , jurídico e no plano da ação política .

A banalização dos ataques a ordem democrática está gerando uma sensação de apatia , de passividade e de espera de um milagre para conter as provocações diárias do Presidente da Republica , milagre esse vindo dos militares , de políticos da direita. De onde se espera nada virá !!

Os democratas devem enfrentar os fascistas na ação política, na mobilização de rua ainda que respeitando os protocolos de distanciamento social .

Denúncias dos atos criminosos devem continuar sendo feitas na esfera pública ( parlamento, mídias, ação sindical e política ) pelas centrais, movimentos sociais , cívicos e partidos. Mas isso não basta.

Realizar manifestações de rua seguindo os protocolos sanitários

Devemos desafiar a criatividade e enfrentar os fascistas. As milícias fascistas estão nas ruas , as forças da ordem (( PM, MP, cúpula do Judiciário e Forças Armadas) continuarão de braços cruzados . A Bolívia é aqui!!

Não podemos ficar inertes , isolados em nossas casas enquanto os fascistas realizam seguidos atos de ataques aos direitos e a Democracia .

A exemplo dos enfermeiros de Brasília, dos trabalhadores de Portugal e da Grécia no 1º de maio, devemos fazer Atos em locais públicos de grande simbolismo ( Praça dos 3 poderes, por exemplo), como farão as associações de juristas dia 13 de maio , quarta-feira , na Praça dos 3 Poderes, em Brasília, “ em defesa da Vida, da Democracia e da Constituição” . Os organizadores ordem aos aderentes levar uma Constituição e uma vela. O Ato será em silêncio.

Os metalúrgicos da Renault em Curitiba na semana passada deram um exemplo de mobilização presencial possível obedecendo aos protocolos de distanciamento social . Em assembleias comandadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba , os trabalhadores derrotaram a proposta da empresa de “ negociação individual” exigindo a participação do sindicato nas negociações coletivas .

Alvaro Egea é Secretário-geral da CSB, Central dos Sindicatos Brasileiros e Presidente do Movimento sindical Estadual do PDT/SP

Fonte: Rádio Peão Brasil