Vice-presidente da CSB participa de Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Joana Lopes aproveitou o encontro em Brasília para defender o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus trabalhadores

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a 1ª edição da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, evento que vai construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, acontece desde terça-feira (27), no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília, e vai até a próxima sexta (2).

A vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) Joana Lopes, que também representa a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e foi indicada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS), fez cobranças por melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Resistência; o SUS é do brasileiro, construído pelo brasileiro e não pode ser tomado. O Sistema Único de Saúde não foi feito em gabinete, ele foi construído pelo povo através do controle social. Quando a gente incluiu os artigos 196 a 200 da Constituição, demos obrigação ao Estado brasileiro de assumir a inclusão social e a defesa da nossa vida e da saúde do povo brasileiro. Nós somos os trabalhadores que estão na ponta cuidando de você, queremos dar o melhor de nós pelo usuário, mas não temos como. O Sistema Único de Saúde é muito bom, tão bom que a rede privada quer se apropriar dos recursos do SUS. Quando um rico ou pobre sofre acidente, quem toma conta dele é o SAMU, que é do SUS”, disse Joana, fazendoduras críticas à Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que trata do novo regime fiscal.

“Essa Emenda Constitucional é uma emenda traidora do povo brasileiro, é uma emenda desumana, que vai fazer com que haja um agravamento sério, e é isso que o presidente quer? Que nós sejamos dizimados pelos mosquitos da vida? A gente precisa primeiro cuidar da politização desse povo para dizer não a tudo que está ai”, completou.

Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDODONTO-PB), Joana também cobrou mudanças na saúde dos profissionais do SUS.

“Nós precisamos também cuidar da vigilância da saúde dos trabalhadores da saúde pública, porque nós cuidamos da população e não tem quem cuide da gente. Não existe uma estatística comprovando o número de adoecimento e de afastamento desses trabalhadores, e isto precisa ser visto. Nós estamos a cada hora cuidando de vocês, correndo riscos, mas fazemos isso com muita alegria, porque abraçamos cuidar da vida do povo brasileiro, por isso somos 100% SUS. Pois a vida do brasileiro não é mercadoria para ser negociada com planos de saúde. O Brasil precisa resistir, nós temos desafios no SUS, nós não temos uma carreira e temos salários que são vergonhosos. Vamos lutar para defender o SUS. E defender um salário único para o trabalhador do SUS”, finalizou a dirigente.

O evento reúne cerca de duas mil pessoas, entre acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de diversos estados brasileiros, que foram escolhidos nas conferências municipais, estaduais e plenárias de 2017.

Durante os dois primeiros dias, estão sendo apresentados painéis com palestras com os temas: “Vigilante em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS”, “Saberes, Práticas processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância de Saúde”, “Responsabilidade do Estado com a Vigilância em Saúde” e “Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para Enfrentamento das Iniquidades Sociais em Saúde”. Nos outros dias, os representantes participarão de grupos de trabalho, atividades culturais e da plenária final.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil