CSB participa de fórum do governo federal sobre segurança do trabalho; saiba decisões

Fórum sobre segurança do trabalho – A CSB participou da 17ª reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), que discute temas relacionados a saúde e segurança do trabalho. A central foi representada por seu secretário de saúde do trabalhador, Francisco Erivan Pereira. A reunião foi coordenada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

“É um processo de reconstrução, de retomada dos trabalhos, num fórum que busca entendimento num processo de construção coletiva das políticas públicas, com a participação de todos, empresários, trabalhadores e governo”, disse o ministro na abertura do encontro.

A CTPP é o fórum oficial do governo federal responsável por discutir temas referentes à saúde e à segurança do trabalho, em especial as Normas Regulamentadoras (NRs), tendo como competência principal estimular o diálogo social com vistas a melhorar as condições e o meio ambiente do trabalho.

A comissão é atualmente regida pelo Decreto nº 10.905, de 20 de dezembro de 2021, que revogou o Decreto nº 9.944, de 30 de julho de 2019. No dia 02 de junho o MTE publicou a Portaria Nº 2.053, designando os componentes da Comissão que vai, a partir de agora, revisar e atualizar as normas relativas à Segurança e Saúde no Trabalho.

Resultados da reunião

Os participantes da 17ª reunião da CTPP acordaram sobre a agenda regulatória para 2023 e também sobre as indicações de temas a serem discutidos no próximo ano.

Nos dias 27 e 28 de setembro, a CTPP se reúne novamente para tratar de ajustes em alguns itens do Anexo IV da NR-20, o anexo de escadas da NR-35, a atualização da NR-34, NR-36 e na portaria de publicação da NR37.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, estão previstas na CTPP a finalização das discussões da NR-22, a revisão da NR-01 – com relação a identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, direito de recusa, anexo II e definições de glossário, bem como regulamentação acerca da atividade de estufagem de contêineres.

Além da agenda regulatória, foram pactuadas para 2023 apresentações acerca dos riscos ocupacionais relacionados à nanotecnologia e, também, ao abastecimento de aeronaves. Definiu-se, ainda, a apresentação do relatório final do Grupo de Estudo Tripartite (GET) a respeito de Riscos Psicossociais.

A CTPP definiu também a criação de Comissão Nacional Temática Tripartite (CNTT) da NR-18 e os Grupos de Trabalho Tripartites (GTTs) das NRs 04 e 10 e estabelecido prazo para conversão dos registros de Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR), Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador Portuário (SESSTP), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESM) Portuário e em Plataformas de Petróleo – feitos anteriormente por meio de processo eletrônico – para o novo sistema disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego na plataforma gov.br.

Com informações do Ministério do Trabalho

Veja também: CSB participa da retomada das atividades do Conselho Nacional do Trabalho em Brasília

Compartilhe:

Leia mais
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link
Fessergs toma posse no conselho do IPE Saude
Presidente e vice-presidente da Fessergs tomam posse como conselheiros do IPE Saúde
TST novas regras recursos
Admissibilidade de recursos no TST tem novas regras a partir de fevereiro; saiba o que muda