CSB participa de fórum do governo federal sobre segurança do trabalho; saiba decisões

Fórum sobre segurança do trabalho – A CSB participou da 17ª reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), que discute temas relacionados a saúde e segurança do trabalho. A central foi representada por seu secretário de saúde do trabalhador, Francisco Erivan Pereira. A reunião foi coordenada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

“É um processo de reconstrução, de retomada dos trabalhos, num fórum que busca entendimento num processo de construção coletiva das políticas públicas, com a participação de todos, empresários, trabalhadores e governo”, disse o ministro na abertura do encontro.

A CTPP é o fórum oficial do governo federal responsável por discutir temas referentes à saúde e à segurança do trabalho, em especial as Normas Regulamentadoras (NRs), tendo como competência principal estimular o diálogo social com vistas a melhorar as condições e o meio ambiente do trabalho.

A comissão é atualmente regida pelo Decreto nº 10.905, de 20 de dezembro de 2021, que revogou o Decreto nº 9.944, de 30 de julho de 2019. No dia 02 de junho o MTE publicou a Portaria Nº 2.053, designando os componentes da Comissão que vai, a partir de agora, revisar e atualizar as normas relativas à Segurança e Saúde no Trabalho.

Resultados da reunião

Os participantes da 17ª reunião da CTPP acordaram sobre a agenda regulatória para 2023 e também sobre as indicações de temas a serem discutidos no próximo ano.

Nos dias 27 e 28 de setembro, a CTPP se reúne novamente para tratar de ajustes em alguns itens do Anexo IV da NR-20, o anexo de escadas da NR-35, a atualização da NR-34, NR-36 e na portaria de publicação da NR37.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, estão previstas na CTPP a finalização das discussões da NR-22, a revisão da NR-01 – com relação a identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, direito de recusa, anexo II e definições de glossário, bem como regulamentação acerca da atividade de estufagem de contêineres.

Além da agenda regulatória, foram pactuadas para 2023 apresentações acerca dos riscos ocupacionais relacionados à nanotecnologia e, também, ao abastecimento de aeronaves. Definiu-se, ainda, a apresentação do relatório final do Grupo de Estudo Tripartite (GET) a respeito de Riscos Psicossociais.

A CTPP definiu também a criação de Comissão Nacional Temática Tripartite (CNTT) da NR-18 e os Grupos de Trabalho Tripartites (GTTs) das NRs 04 e 10 e estabelecido prazo para conversão dos registros de Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR), Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador Portuário (SESSTP), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESM) Portuário e em Plataformas de Petróleo – feitos anteriormente por meio de processo eletrônico – para o novo sistema disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego na plataforma gov.br.

Com informações do Ministério do Trabalho

Veja também: CSB participa da retomada das atividades do Conselho Nacional do Trabalho em Brasília

Compartilhe:

Leia mais
STF pauta ações trabalhistas
Servidores públicos podem ser contratados via CLT e outros regimes, valida STF; entenda
reunião juizes de paz bahia csb
CSB-BA apoia regulamentação da profissão de juiz de paz em reunião com governo do estado
pesquisa prioridades profissinais de TI Fenati
Fenati chama profissionais de TI para definir prioridades de atuação dos sindicatos; saiba
juros altos famílias endividadas
Juros altos mantêm famílias endividadas, diz CNC; Copom deve elevar Selic nesta quarta
audiencia ministério do trabalho prevenção acidentes motociclistas
Audiência no MTE discute prevenção de acidentes com motociclistas profissionais
Debate ALMG PL 2238 servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg defende valorização da carreira em debate na ALMG
Luiz Marinho nega mudança seguro-desemprego
"Deveriam estudar legislação", diz Marinho sobre ideias que mudariam seguro-desemprego
Nota tecnica 09 conalis mpt resumo
Procurador do Trabalho resume principais pontos da Nota Técnica nº 09 da Conalis; entenda
TRT 15 Campinas
Há 80 anos, caso de assédio moral inaugurou Justiça do Trabalho em Campinas
atualização cadastro sindical 2024
Prazo para atualizar cadastro sindical no MTE termina em dezembro; saiba como