Trabalhadores de Minas Gerais e Ceará se mobilizam contra a Reforma da Previdência

Entidades filiadas à CSB participaram das mobilizações

Trabalhadores de diferentes categorias tomaram as ruas de Cruzilha/MG e Fortaleza/CE, na manhã desta quinta-feira (23), em manifestações contra a Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional. Na luta em defesa dos direitos dos profissionais brasileiros, as manifestações reuniram cerca de 500 pessoas. As categorias reivindicam a não aprovação da PEC 287/2016 e maior debate no Congresso sobre o PL 6787/2016, que trata da reforma trabalhista.

Em Fortaleza, a CSB marcou presença juntamente com seus sindicatos filiados e demais centrais sindicais. Segundo o vice-presidente da CSB Francisco Moura da CSB, o ato realizado foi um sucesso e cumpriu com seu objetivo, que era informar a população sobre a reforma e conscientizar os trabalhadores. “Chega de massacre em cima do trabalhador, para atender o clamor do capital financeiro. Querem promover o desmonte da Previdência, sacrificar ainda mais o povo e encher o bolso dos bancos, que terão lucros exorbitantes vendendo previdência privada. Nós iremos às ruas quantas vezes for necessário para pressionar os parlamentares, e ganhar as ruas é o caminho para barrar este retrocesso”, disse Moura.

Em Cruzília/MG, a mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Mantiqueira (SISMANT) com o apoio da CSB. Luiz Claudio Ferreira Maciel, presidente da entidade, explicou que a manifestação foi fundamental para explicar para a população do município as consequências que PEC 287 trará aos trabalhadores e seus familiares. “É fundamental que toda a sociedade se una nesta luta contra os retrocessos. As reformas significam um rasgo na CLT e o sucateamento da Seguridade Social. Não podemos permitir que essas medidas sejam aprovadas”, afirmou.

Saúde

No Ceará, as manifestações também reivindicaram melhorias no sistema de saúde de Fortaleza. Participaram da mobilização o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde (SINTSAF), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) e Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (SENECE).

 Depois de várias tentativas de negociação sem avanços e muitos retrocessos anunciados pelos gestores do município  os sindicatos representantes dos trabalhadores  decidiram unir forças em defesa dos servidores municipais. Além de cobrar o reajuste da categoria, os servidores  denunciaram à sociedade as propostas da prefeitura, que suspendem o direito à licença prêmio dos servidores por três anos e corta o auxílio-alimentação de servidores que ganham mais de R$ 6.000,00.

De acordo com Moura, a prefeitura de Fortaleza quer sucatear a saúde pública e arrochar o salário do servidor. “Esses cortes na saúde mostram um total descompromisso e desrespeito com o trabalhador e principalmente com a população. Os corredores dos hospitais públicos viraram verdadeiros corredores da morte. Médicos e enfermeiros desempenham papel de verdadeiros mágicos para salvar vidas e atender a população, pois trabalham sem as mínimas condições. Isso tem que acabar. Exigimos respeito e que usem o dinheiro dos nossos impostos destinado à saúde para reverter esse caótico quadro”, afirmou Francisco Moura.

Compartilhe:

Leia mais
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais apoiam Nota Técnica da Conalis sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista