Taxistas se reúnem com senadores em busca de apoio ao PLC 28/17

Em tramite na CCJ do Senado Federal, projeto regulariza aplicativos de transporte individual de passageiros

Com objetivo de acelerar o trâmite e aprovar o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/2017, que regulamenta os aplicativos digitais de transportes individuais de passageiros e que, atualmente, tramita no Senado Federal, lideranças de entidades sindicais ligadas aos taxistas de todo Brasil se reuniram com mais de 40 senadores, na última terça (6), quarta (7) e quinta-feira (8), em Brasília.

Segundo o vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e diretor do Sindicato dos Taxistas do Ceará, Francisco Moura, a avaliação feita pelos dirigentes em relação às reuniões foi excelente.

“Estamos conversando com senadores de todo Brasil e queremos mostrar para eles a importância de aprovar no Senado esse PLC. Esse corpo a corpo foi muito positivo, realmente muito proveitoso, conseguimos dialogar com mais de 40 senadores, e eles têm recebido muito bem as nossas solicitações”, falou Moura, que contou com o apoio da filiada do Sindtaxi-DF,  Márcia Ferraz.

Alguns dos senadores que prometeram apoio aos taxistas na aprovação e no aceleramento no trâmite foram: João Alberto (PMDB-MA) e José Serra (PSDB-SP), que ainda enfatizou que ajudou os taxistas de São Paulo no uso da faixa exclusiva de ônibus.

Ainda segundo Moura, o senador por São Paulo aprova a ideia de a fiscalização ficar a cargo dos municípios.

Os taxistas pretendem manter os diálogos com os parlamentares e continuarão realizando diversos debates dentro dos estados. Atualmente, o PLC está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas não tem data para ser votado.

Para o vice-presidente da CSB, a Central tem tido papel fundamental nas diversas lutas dos taxistas.

“Atualmente, somos a central que mais concentra sindicatos da categoria e a única que tem dado, verdadeiramente, apoio às lutas dos taxistas, nos estados e municípios. É a única que está acompanhado e tem se dedicado nesta luta pelo PLC”, finalizou Moura.

O projeto 

O texto do PLC determina uma série de exigências para que o transporte individual por aplicativos possa funcionar, incluindo uma autorização prévia das prefeituras. Além disso, o projeto busca a correção das falhas na legislação que permitem o crescimento dos transportes clandestinos por meios tecnológicos, especialmente o Uber.

A medida também solicita que a cobrança do serviço seja feita através de taxímetro físico e que seja fiscalizado pelo poder público municipal. Será exercida contratação de seguro de acidentes pessoais de passageiros e do DPVAT para o veículo. Além disso, o motorista terá que se inscrever no INSS como contribuinte individual e ter habilitação tipo “B” ou superior com a informação de que exerce atividade remunerada.

Veja galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
calor trabalho denuncias mpt
Denúncias ao MPT envolvendo calor extremo batem recorde nos primeiros meses de 2025
novo consignado clt para trabalhadores negativados
Trabalhador negativado pode solicitar novo consignado para CLTs; saiba como funciona
Declaração Imposto de Renda 2025 (2)
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda 2025 já está disponível; acesse
Seminário Femergs1
CSB participa do VIX Seminário de Formação do Servidor Público Municipal da Femergs
plano de saúde criança autista
Mãe aciona Justiça após seguradora reajustar em 379% plano de saúde do filho autista
isenção IR certificação TI
Sindpd-SP e Fenati: Isenção de Imposto de Renda na certificação em TI já!
fachada banco do brasil sede
Banco do Brasil lidera novo consignado para CLTs com R$ 600 milhões liberados
brasil cria 432 mil empregos fevereiro 2025
Brasil gera 432 mil empregos formais em fevereiro, melhor resultado histórico para o mês
geração de empregos recorde em fevereiro
Geração de empregos no Brasil deve bater recorde histórico em fevereiro
reajuste servidores públicos
MGI: Reajuste dos servidores federais será pago em maio, incluindo valores retroativos