SITEPD é o representante dos trabalhadores de processamento de dados das empresas privadas de Curitiba

Após disputa judicial, audiência de conciliação garantiu ao sindicato o direito de representar a categoria na capital paranaense e região metropolitana

No último dia 27 de setembro, em uma audiência realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a ministra Delaíde Miranda Arantes homologou o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Privadas de Processamento de Dados de Curitiba e Região Metropolitana (SITEPD), como legítimo representante da categoria profissional dos trabalhadores em empresas privadas de processamento de dados da capital e região, incluindo ainda o município de Balsa Nova. O acordo contou com a intervenção do Ministério Publico do Trabalho (MPT), representado pelo subprocurador-Geral Rogério Rodrigues Fernandes Filho.

A conciliação acontece após 13 anos de disputa com o Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Tecnologia da Informação do Paraná (Sindpd-PR) pela base de representação dos profissionais de empresas privadas. Durante este período, o Sindpd-PR vinha descumprido uma determinação judicial que garantia ao SITEPD este direito e argumentava que, por ser mais antigo, deveria representar tanto os trabalhadores em empresas públicas como privadas.

Histórico

Fundado em 1994, o SITEPD sofreu com um erro da Secretaria do Trabalho do Paraná, que omitiu a cidade de Curitiba do nome do sindicato na classificação dos municípios representados. Este equívoco serviu de arma para a contestação do Sindpd-PR, apesar da garantia legal conquistada pelo SITEPD na representação dos trabalhadores privados da capital paranaense.

Depois de levar ao Tribunal Regional do Trabalho do Estado e ao TST o questionamento, o Sindpd-PR consegui a Nota Técnica 163 – que sequer foi publicada no Diário Oficial da União ou em qualquer órgão legal – que excluía a representatividade do SITEPD em Curitiba.

“Graças ao trabalho eficiente do nosso departamento jurídico conseguimos um mandado de segurança que, além de nos garantir a representação dos trabalhadores de empresas privadas de Curitiba, nos garantiu também o direito de representar os profissionais das empresas públicas”, explicou José de Fátima Santos, presidente do SITEPD.

A partir dessa decisão, o Sindpd-PR solicitou uma audiência de conciliação para voltar a representar pelo menos os trabalhadores das empresas públicas. “Como temos um histórico de trabalho sério e respeito pelas entidades, concordamos em fazer um acordo”, ressaltou Santos.

“Esta conciliação é mais uma vitória dos trabalhadores que já estavam muito bem representados por nós. Uma conquista que vem legitimar, desde 1994, o nosso trabalho bem feito”, completou.

Respaldo

O presidente do SITEPD afirmou que o apoio dado ao sindicato pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (FEITTINF) e a CSB foram fundamentais para a definição da disputa com o Sindpd-PR.

“A partir do momento em que nos filiamos à Feittinf, tivemos todo o apoio da diretoria, que nos assessorou juridicamente. Depois, nos filiamos à CSB, e aprendemos dia a dia com todos da Central. É importante essa interação, porque vemos a entidade sindical brigando pelos direitos do trabalhador”, comemorou Santos.

Conquistas

Dos 6 mil trabalhadores representados pelo SITEPD, metade é filiada ao sindicato, que já tem consolidada Convenção Coletiva de Trabalho desde a fundação. A categoria já negocia a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) diretamente com as empresas, além de ter conquistado vale-alimentação e o mesmo piso salarial do Paraná.

“Vamos reformular nosso site e criar um canal de comunicação para saber o que o trabalhador deseja do sindicato. Já sabemos que eles querem ganho real nos reajustes e a implantação da PLR na Convenção Coletiva. E não vamos descansar enquanto não conseguirmos isso”, finalizou o presidente do SITEPD.

Compartilhe:

Leia mais
Design sem nome (2) (1)
CSB defende transição tecnológica justa em reunião de conselheiros com ministra Gleisi Hoffmann
painel 7 transição tecnológica e futuro do trabalho
Encontro Nacional CSB 2025: painel 7 – Transição tecnológica e futuro do trabalho; assista
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara